terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Orquestra Sinfônica do Paraná é atração da Oficina de Música

Composições de Ludwig van Beethoven e Francis Poulenc integram o repertório que a Orquestra Sinfônica do Paraná executa nesta quarta-feira (11), às 20h30, no grande auditório do Teatro Guaíra. Sob a regência do maestro Osvaldo Ferreira, o concerto é uma das atrações da fase erudita da 30ª Oficina de Música de Curitiba, e tem como solistas os pianistas Olga Kiun (Rússia) e Piotr Banasik (Polônia), que também atuam como professores da Oficina de Música.
A liberdade de criação defendida por Beethoven e a graciosidade melódica de Poulenc permeiam o espetáculo conduzido por Osvaldo Ferreira, que responde pela direção artista da fase erudita da 30ª Oficina de Música de Curitiba. O maestro português, que acumula trabalhos em toda a Europa e atualmente é regente titular da Orquestra Sinfônica do Paraná, leva ao público um programa brilhante, de sonoridade inesquecível.
Na “Abertura Egmont Op. 84”, Beethoven mais uma vez demonstra que sua música expandiu formas, harmonias e instrumentação. A música foi feita sob encomenda para a peça “Egmont”, de Goethe, escritor que merecia profunda admiração do compositor. A obra incorpora a convicção de Beethoven de que a morte não é um fim, quando esperanças e ideais permanecem intactos. Na outra peça selecionada para o concerto, “Sinfonia nº 7 em Lá maior Op. 92”, Beethoven comprova que fazia música para despertar as emoções dos ouvintes.
De Francis Poulenc o espetáculo conta com o ”Concerto para dois pianos e orquestra em Ré menor, FP 61”, inspirado no encontro do compositor com tocadores de gamelões (instrumentos tradicionais da ilha de Bali), na Exposição Colonial de Paris, em 1931. Além disso, a instrumentação da obra tem efeitos jazzisticos e exige habilidades de conjunto dos pianistas solistas. Durante todo o concerto, os pianistas tocam quase de forma contínua, por vezes sem o acompanhamento da orquestra. Com isso, Poulenc cria um diálogo dramático, mas também encantador entre os dois pianos e a orquestra.
Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 (meia) e são vendidos diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo. Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba nos sites www.oficinademusica.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário