Para comemorar o centenário do escritor brasileiro Jorge Amado, o Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) abre nesta sexta-feira (6), às 17h, a exposição “Jorge Sempre Amado” composta por obras dos alunos que participaram das oficinas de artes do CJAP no 1º semestre de 2012. A entrada é gratuita e fica aberta ao público até o dia 9 de setembro.
O exercício criativo das oficinas foi feito em cima da obra do escritor e seus conterrâneos, pessoas que se destacaram no panorama artístico de sua época. Propondo uma riqueza informacional por meio de fontes diversas, como imagens, canções, vídeos e literatura, os alunos foram instigados a refletir sobre as obras. Considerando também o repertório pessoal de cada um, os alunos experimentaram e criaram, além de apresentarem peças de teatro inspiradas no autor.
O Centro - A história da criação do CJAP está ligada ao idealismo do educador e artista Guido Viaro. O espaço existe desde 1953 e por lá já estudaram conhecidos nomes das artes plásticas, como Carlos Eduardo Zimmermann, Eliane Prolik, Francisco Faria, Iza Figueredo, Jacira Grácia Pereira, Lina Iara Otto, Luiz Antonio Gagliastri, Maria Leocádia de Brito, Marcos Bento, Nésia Pinheiro Machado, Pedro Innocente, Rafael Rocha (teatro) e Rossana Guimarães. Situado na rua Mateus Leme, 56, no Centro Histórico, o local é uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura e ministra cursos gratuitos para crianças e adolescentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário