quarta-feira, 4 de julho de 2012

Música barroca francesa no concerto da Camerata Antiqua

Neste fim de semana, a Camerata Antiqua de Curitiba faz uma homenagem ao compositor Marc-Antoine Charpentier (1643-1704), com o concerto “Música Barroca Francesa”, dentro da temporada de espetáculos patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo. A Capela Santa Maria Espaço Cultural abriga as apresentações, sob a regência do maestro argentino Juan Manuel Quintana, às 20h de sexta-feira (6) e às 18h30 de sábado (7), com ingressos a R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada). 
Considerado um dos maiores compositores franceses de todos os tempos, Charpentier legou uma rica produção musical para igreja e teatro. “Um dos sinais mais significativos do grau de evolução de uma civilização talvez seja o reconhecimento de obras-primas inspiradoras que ao longo da história moldaram, com mais ou menos evidência, a identidade cultural de cada nação. Por isso, é natural que um músico como Charpentier seja novamente reconhecido em toda a diversidade de seu gênio”, observa o maestro Quintana, especialmente convidado para esse concerto.   
O maestro também destaca que foi uma tarefa extremamente prazerosa selecionar as composições que integram o repertório, oferecendo uma visão da dimensão espiritual do autor, por meio de obras inspiradas na Virgem Maria. As três peças escolhidas retratam importantes momentos da liturgia mariana: Magnificat a 8 vozes H. 74 (Anunciação), Stabat Mater pour les religieuses H.13 (Maria no momento da crucificação de Jesus) e a Missa Assumpta est Maria H.11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário