A partir desta semana, Curitiba será palco para o “II Festival de Jazz & Blues – No Improviso”, que vai receber até novembro grandes nomes do cenário nacional e internacional da categoria.
Com realização do Ministério da Cultura, Governo Federal e Montenegro Produções Culturais, a segunda edição estreia neste sábado (22), no Teatro Bom Jesus (rua 24 de Maio, 135), às 21h, com a apresentação de um dos grupos brasileiros instrumentais mais premiados dessas quatro décadas e mais influentes do século XX, o Zimbo Trio, e participação especial do curitibano Sérgio Albach, clarinetista e um dos mais respeitados músicos do Brasil.
O Festival No Improviso conquista espaço na cena local e ganha notoriedade com a classe artística. "O No Improviso é um dos grandes festivais de Jazz e Blues do Brasil, ele já iniciou sua primeira edição com uma força muito grande e com uma vantagem em relação aos outros festivais porque ele tem uma continuidade”, destaca Flávio Guimarães, que volta ao palco com a comemoração dos 25 anos de carreira da banda Blues Etílicos.
Mantendo a proposta de contribuir para o fortalecimento do gênero e democratizar o acesso aos shows, a curadoria de 2013 selecionou atrações nacionais e internacionais que farão apresentações improvisadas com músicos locais. “A informalidade das Jam Sessions resgata as origens do jazz e blues, trazendo liberdade e improvisação no palco. Esse formato trouxe a característica maior do festival ao promover a troca de experiências entre músicos de diferentes escolas”, explica Carolina Montenegro, coordenadora geral do projeto.
Com a proposta de contribuir para formação de jovens plateias, o projeto visa atender uma carência na continuidade e sistematização de ações que fortaleçam os ritmos jazz & blues e incentivar o desenvolvimento, a sensibilidade e criatividade por meio do contato com a linguagem artístico – musical.
Além de Zimbo Trio e Sérgio Albach, a grade de programação traz nomes como Blues Etílicos, Sabrina Blues Mendes, Nuno Mindélis, Saul Trumpet, Badi Assad, Diogo Guanabara, Igor Prado Blues Band, Sax Gordon (EUA), Muddy Waters Jr (EUA), Decio Caetano Blues Band, entre outros. “Com o grande número de artistas com altíssimo nível no nosso país e em nossa cidade, a curadoria se vê na delicada posição de selecionar quais atrações se adequam aos critérios de qualidade da proposta artística, currículo profissional, criatividade, originalidade e relação com o público”, destaca Mateus Sokolowski, coordenador artístico do projeto.
Nessa edição, o público também será surpreendido com uma interação no foyer do Teatro Bom Jesus que trará a representação do país do jazz e blues, com intervenções de vídeos, mapas e imagens que simbolizem esse cenário.
Realizado com incentivo fiscal, por meio da Lei Rouanet, o “II Festival de Jazz & Blues – No Improviso” mantém o apoio do Hospital Pequeno Príncipe, que também cedia shows em espaços conveniados. O festival é patrocinado pelas empresas Frenesius Medical Care, TCP Terminal de Contêineres de Paranaguá, Ciapetro, Nórdica, Schattdecor do Brasil, Tratornew, Engepeças, Tratorcase, Sul Defensivos Agrícolas, Magparaná s/a , Slaviero Hotéis e Turismo, Horizonte Alimentos Agrícola, Tratormix, Buzetti Pneus e apoiados pelos parceiros Adega Brasil, Audioshow, Bandnews, Mix Fm, 91 Rock, Comunicare, Hotéis Deville e Mister Gorski.
A apresentação do Zimbo Trio tem ingressos a R$ 25,00 (inteira). A indicação etária é Livre. Informações para o público: 3315-0808 ou www.facebook.com/festivalnoimproviso
Nenhum comentário:
Postar um comentário