A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) definiu os integrantes da comissão julgadora do Prêmio Paraná de Literatura 2013. Alberto Mussa, Leyla Perrone-Moisés e Luís Augusto Fischer são os jurados da categoria Romance (prêmio Manoel Carlos Karam). Raimundo Carrero, Beatriz Resende e Charles Kiefer escolhem o melhor livro de contos (prêmio Newton Sampaio). Eucanaã Ferraz, Rodrigo Garcia Lopes e Alberto Martins analisam as obras de poesia (prêmio Helena Kolody). A comissão é presidida por Rogério Pereira, diretor da BPP.
Leyla Perrone-Martins (Romance), Raimundo Carrero (Contos) e Alberto Martins (Contos) são os jurados do Prêmio Paraná de Literatura 2013
“Buscamos, novamente, compor um quadro de jurados inquestionável. A seleção é feita com muito cuidado, pois um dos pilares do concurso é justamente a credibilidade da comissão. Convidamos escritores, críticos e acadêmicos consagrados e que já participaram de outras comissões”, diz Pereira.
Na primeira edição do prêmio, realizada em 2012, a comissão foi composta por Marçal Aquino, Rodrigo Lacerda, Caetano Galindo, Heloisa Buarque de Holanda, Miguel Sanches, Antonio Carlos Secchin, José Castello, João Cezar de Castro Rocha e Luiz Ruffato. Os autores vencedores foram Alexandre Vidal Porto (por Sergio Y vai à América, romance), José Roberto Torero (Papis et circensis, contos) e Lila Maia (As Maçãs de antes, poesia). Vidal Porto e Torero já negociaram a reedição de seus livros pelas editoras Companhia das Letras e Alfaguara, respectivamente. A obra de Lila Maia está entre as finalistas do Prêmio Portugal Telecom 2013.
O Prêmio Paraná de Literatura 2013 vai selecionar livros inéditos de autores de todo o País. O vencedor de cada categoria receberá R$ 40 mil e terá sua obra publicada pela Biblioteca Pública do Paraná, com tiragem de mil exemplares. Os premiados também receberão 100 cópias de seu livro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 31 de julho. O resultado será divulgado na primeira quinzena de dezembro. O edital do concurso está disponível nos sites da BPP e da Secretaria da Cultura do Paraná.
Nenhum comentário:
Postar um comentário