quinta-feira, 20 de junho de 2013

Casa Encantada no Bosque Alemão vai passar por reforma

A Prefeitura de Curitiba vai reformar a Casa Encantada, no Bosque Alemão. Conhecida como a Casa da Bruxa, em alusão às bruxas contadoras de histórias que apresentam no espaço adaptações da obra dos irmãos Grimm, a casa ficará fechada para a visitação do público por um período aproximado de 40 dias, prazo necessário para fazer melhorias nas áreas internas e externas.
As obras começam na próxima segunda-feira (24) e serão executadas com recursos da Secretaria Municipal da Educação. Será feita a substituição do assoalho de madeira, reforma dos banheiros, pintura e impermeabilização da casa, além da construção de um muro de arrimo.
A Casa Encantada é uma das 192 unidades que compõe a Rede Municipal de Bibliotecas Escolares. É também um ponto turístico e cultural da cidade, que as famílias frequentam para ouvir ou ler histórias infantil. Além da contação de histórias feitas pelas bruxas - que são professoras da Rede Municipal de Ensino com formação em literatura infantil - as pessoas podem manusear e ler os livros do acervo composto por aproximadamente 3 mil livros.
Outra atração do local é a entrega de chupetas e mamadeiras feitas por crianças para a bruxa. Todos os apetrechos infantis são colocados no caldeirão que reúne centenas de doações de crianças. A entrega dos objetos marcam de uma forma lúdica um rito de passagem da vida das crianças, e, ao mesmo tempo, reforçam elementos das histórias contadas na casa.

Programação - No segundo semestre quando reabrir, a Casa Encantada terá novidades também na programação.  O repertório das bruxas passará a incluir outros autores da literatura germânica, além dos Grimm. Também haverá distribuição de uma revista em quadrinhos que apresentará as bruxas contadoras de histórias, a biblioteca e literatura infantil.
A Casa Encantada foi inaugurada em 29 de março de 1996. Localizada no Bosque Alemão, no Vista Alegre, fica ao fim da trilha do Caminho dos Contos. A trilha apresenta totens com azulejos gravados com versos e imagens da história de João e Maria, um dos mais populares contos da literatura infantil, escrito em 1812, pelos irmãos Grimm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário