A Cinemateca de Curitiba recebe nesta
terça-feira (18), a palestra “A figura do morto-vivo como metáfora social e
política através da sua evolução no cinema”. Aberto ao público, o encontro
programado para começar às 10h da manhã é uma contrapartida social do projeto
da peça Marlon Brando, Whiskey, Zumbis e Outros Apocalipses.
Ministrada pelo diretor de teatro e
cineasta Paulo Biscaia, a palestra abordará a estética zumbi usada em filmes de
1932 como White Zombie com Bela Lugosi, clássicos de George Romero como
Madrugada dos Mortos e Diário dos Mortos, a consagrada Trilogia Evil Dead, de
Sam Raimi e a produção brasileira Mar Negro (2013), de Rodrigo Aragão.
Paulo Biscaia é formado em
artes cênicas pela PUC-PR com mestrado em artes pela Royal Holloway University
de Londres. Está por trás da produtora de teatro e cinema Vigor Mortis, que se
propõe a ser uma versão brasileira do teatro francês Grand Guignol, com temas
ligados ao horror e violência gráfica. Mais informações no site
http://www.vigormortis.com.br/
Filmografia abordada:
White Zombie (1932), com Bela Lugosi
I Walked With a Zombie (1943), de Jacques Tourneur
Mortos que Vivem (1964), com Vincent
Price
A Noite dos Mortos Vivos (1968), de
George Romero
Madrugada dos Mortos (1978), de George
Romero
Zombi 2 (1980), de Lucio Fulci
Dia dos Mortos (1985), de George Romero
A Volta dos Moros Vivos (1985), de Dan
O’Bannon.
Reanimator - A Hora dos Mortos Vivos (1985),
de Stuart Gordon
Trilogia Evil Dead, de Sam Raimi
Fome Animal (1992), de Peter Jackson
Extermínio (2002), de Danny Boyle
Resident Evil (2002), de Paul W S
Anderson
Terra dos Mortos (2004), de George
Romero
Todo Mundo Quase Morto (2004), de Edgar
Wright
Dead Snow (2008), de Tommy Wirkola
Diário dos Mortos (2008), de George
Romero
REC (2007), de Jaume Ballagueró e Paco
Plaza
Guerra Mundial Z (2013), de Marc
Forster
Meu Namorado É Um Zumbi (2013), de
Jonathan Levine
Paranorman (2012) de Sam Fell e Chris
Butler.
Mar Negro (2013), de Rodrigo Aragão
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