Depois
de ficar quase um ano no escuro, a estufa do Jardim Botânico recebeu nesta
semana uma nova iluminação, mais moderna e eficiente. As obras de instalação
estão em fase de testes e deverão ser concluídas até o fim de março.
O
investimento na estufa faz parte do projeto do prefeito Rafael Greca para
revitalizar a iluminação do Jardim Botânico, atração turística mais visitada de
Curitiba, garantindo mais segurança e conforto aos usuários.
A
estrutura está ganhando uma nova iluminação cênica. No início do ano, a
Prefeitura iniciou a troca do cabeamento e das luminárias de todo o parque.
A
intervenção na iluminação é feita em todo o parque, incluindo o velódromo, o
estacionamento e as ciclovias do bosque. Estão sendo substituídas todas as
luminárias de vapor de sódio por 106 unidades de LED. As lâmpadas instaladas
terão 40, 200 e 220 watts.
A
vantagem das LED é que são mais eficientes, promovem economia e melhor
iluminação. Elas apresentam melhor índice de reprodução de cor branca,
proporcionando melhor percepção de segurança.
Com
mais de um milhão de visitantes por ano, o Jardim Botânico ficou quase no
escuro em 2016, após o roubo dos equipamentos de iluminação.
Ajustes
- O prazo de execução dessa obra vai até o fim de março e o investimento será
de R$ 289 mil, com recursos próprios da Prefeitura.
De
acordo com o diretor de Iluminação Pública, Tony Malheiros, por causa dos
constantes furtos, o cabeamento será protegido por caixas de concreto e os
dutos serão enterrados em maior profundidade. Ele explica que a obra ainda não
foi concluída e que estão sendo feitos reparos na iluminação do parque.
Velódromo
- Com a nova iluminação, o velódromo recebeu nesta quarta-feira (9) à noite a
Corrida das 100 Voltas Noturna, competição de resistência e velocidade
promovida pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).
Avaliação
- Além da iluminação de praças e parques, a Prefeitura faz um mutirão para
troca das lâmpadas queimadas na cidade. A prioridade é dada para as demandas
represadas da Central 156.
Em
dois meses, as equipes do Departamento de Iluminação atenderam mais de 13 mil
ocorrências. Com o serviço, a iluminação pública registrou em janeiro um dos
mais altos Índices de Satisfação dos serviços tabulados pela Central 156.
A
satisfação com o serviço passou de 85% em dezembro de 2006 para 92,63% em
janeiro de 2017, aponta o relatório mensal da central.
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