Nos
dias 25 e 26 de março (sábado e domingo, das 16h às 22h), Curitiba terá a 13ª
edição do Vicentina, evento cultural de design, moda, gastronomia e música
realizado no Arad Tailor Bar, localizado na Rua Vicente Machado, no Batel. A
proposta é valorizar a produção autoral local, abrindo espaço para novos
designers, estilistas, artistas e marcas regionais mostrarem seu trabalho.
Idealizado
pelos designers e agitadores culturais da moda local Roberto Arad e Jorge Luiz
Neves, o Vicentina é promovido desde 2011 para incentivar e fomentar a economia
criativa. Neste ano em sua 13ª edição, o evento terá a participação de 11
marcas expositoras de diferentes segmentos (Ana Silvia, Canelle Design, Crânios
Cabeludos, Inku (ex-Geek Cake), Ivis & Tuca, Memma, Midalia Lima, Piola
Peripoli, Genuinna, Veine e Waveholics), além das seguintes atrações musicais:
no dia 25, BFace, Castanha e DJ Numa às 17h, Vini Ramos às 18h e Heavy Metal
Drama às 19h; e no dia 26, Davi Kalo às 18h e DJ Sandra Carraro às 19h.
“Minha
função como designer é traduzir o mundo, por isso neste ano optamos por
promover uma grande ocupação de marcas autorais no ambiente do meu bar”, explica
Arad. “O Vicentina é uma opção de consumo para quem busca a diferenciação, além
de promover o contato com novas mentes criadoras e a possibilidade de
interação, confraternização e de ser um programa divertido e inusitado para um
final de semana curitibano”, conclui. O evento tem entrada gratuita e conta com
o apoio da Onça Discos.
EXPOSITORES
Ana
Silvia: Apaixonada por moda, a estilista Ana Silvia teve sua marca que leva seu
nome próprio em 2005, depois das experiências com nomes e marcas conceituadas
de Curitiba e São Paulo. Professora de moda nas áreas de Desenvolvimento de
Coleção, Desenho para Moda, Modelagem e Costura. Urbana. Imprime seu DNA nos
mixes de materiais, texturas e padronagens diversas, cores cortes e recortes
inovadores que passou a ser a sua marca registrada. As roupas são elaboradas
com simplicidade, roupas casuais, mas que podem ser coordenadas com acessórios
podendo assim usar em uma ocasião especial. Veste uma mulher informada que sabe
compor com atitude e olhar para o contemporâneo. Roupas com menor escala.
Canelle
Design: A empresa Canelle surgiu da paixão pelo Design e mobiliário, pelo
processo de concepção e criação utilizando-se de matérias naturais e o trabalho
realizado manualmente em sua construção. Fruto de experiências sensoriais
pessoais e pesquisas dentro do mobiliário contemporâneo.
Crânios
cabeludos: Marca de design autoral, com pegada brutalista e conceituada dentro
do Wabi Sabi, filosofia que defende a imperfeição e a assimetria das peças,
assim como em nós mesmos. Peças bacanudas e com muito bom humor, usando a
imagem de crânios de forma bem humorada e com leveza.
Genuinna:
Marca apaixonada por comida e especializada em design têxtil e acessórios de
cozinha. Tudo aqui é cuidadosamente feito à mão e em pequenos lotes, a partir
de matérias-primas brasileiras de alta qualidade. Nós acreditamos que
alimentar-se bem não precisa ser uma dor e adoramos ir em busca de histórias,
para transformá-las em produtos bem projetados e inspiradores para compartilhar
com você.
Inku:
Depois de um ano adoçando os eventos de Curitiba com a lojinha itinerante da
Geek Cake, a confeiteira Aline Doce Gonçalves fará do Vicentina palco da
mudança para sua nova marca. Com um astral mais feminino e artístico a INKU
promete manter a qualidade e apresentar os doces de maneira cada vez mais
encantadora. Cookies, brownies e verrines serão mantidos como principais
produtos na loja itinerante e os preços variam de 6 a 13 reais.
Ivis
& Tuca: Nasceu da parceria entre a artista visual Ivana Cassuli e a
galerista Tuca Nissel, com o conceito de aplicar arte na estamparia para criar
peças versáteis, com desenhos exclusivos.
Memma:
A Memma surgiu do desejo de criar acessórios belos e diferentes para as
mulheres. O conceito da marca assenta na poesia e a linha é toda pensada para
que qualquer tipo de mulher, e de qualquer idade, se sinta confortável,
estilosa e bonita ao usar uma peça Memma. O design é, essencialmente, delicado
com algumas peças mais estilosas ou exuberantes, dentro dos estilos Romântico,
“Boho Chic”, Semi Barroco e, por vezes, Minimalista, aplicando muitos elementos
diferenciados que dão o toque especial a essa marca.
Midalia
Lima: A marca Midalia Lima é de Curitiba e existe desde 2008. O foco é produzir
bolsas e carteiras nas técnicas tradicionais do patchwork, mas sempre trazendo
modelagens atuais e misturas de tecidos vibrantes, o que traz uma identidade
única aos seus produtos. Todas as peças são feitas manualmente, uma a uma, e
nesse processo são priorizados o acabamento, a qualidade dos materiais, a
exclusividade e o design moderno.
Veine:
Uma visão de mundo particular condiz com certas escolhas. Design minimalista.
Beleza na pureza de cores e formas. Genderless. Total desapego e até repúdio à
conformidade de gêneros designados para quaisquer objetos, incluindo roupas.
Deixando clara nossa posição sobre sexismo e homofobia entre outras formas de
tolher liberdades individuais. Moda atemporal. Sem buscar oposição ou
subordinação a estilos em voga, inconformidade com a doutrina insustentável do
fast fashion. Seasonless. Esse é um mundo que se move. Sempre muito frio, muito
calor, ou climas amenos. Só depende do onde de hoje ou do de amanhã.
ATRAÇÕES
Vini
Ramos: O cantor e compositor Vini Ramos sempre perseguiu um som original e atmosférico
em todos os projetos e bandas que participou. Desde 2012 em carreira solo,
busca aperfeiçoar sua técnica com letras intimistas inspiradas no indie folk da
Califórnia.
Heavy
Metal Drama: A Heavy Metal Drama é uma banda formada em 2013 na cidade de
Curitiba. Seu primeiro single, chamado “Dishes Vs. TV”, saiu no final daquele
mesmo ano. A recepção foi muito boa, o que os deu energia para produzir seu
primeiro EP, que seria lançado com o título de “It Took You Too Long To Meet
Heavy Metal Drama”. O registro ganhou o prêmio de melhor registro fonográfico
realizado em Curitiba durante o ano de 2014, e o clipe de “Overrated U”, prêmio
de clipe do ano, ambos pelo tradicional jornal paranaense Gazeta do Povo. Em
2015 lançaram “Conrado”, um EP com 3 faixas que soam mais agressivas e diretas
do que as músicas de “It Yook You Too Long To Meet Heavy MetalDrama”, o EP foi
um rito de passagem, como um registro da banda despida de qualquer artimanha ou
processo secundário realizado em estúdio. Quase como uma despedida da roupagem
que assumiram em um primeiro momento. Depois de alguns shows em Curitiba e São
Paulo, a banda se prepara para novos lançamentos em 2017, abrindo mais um
capítulo de sua trajetória, apoiando-se no trabalho quem vem concretizando, mas
olhando pra frente, tentando deixar qualquer predefinição pra trás.
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