Em março, a programação do Cineclube Espoletta
terá uma novidade. Os encontros, que apresentam clássicos do cinema mundial
sempre seguidos por debates com mediação do professor Andrey Luna Giron, agora
terão uma sessão especial por mês sobre “Psicanálise & Cinema”. O objetivo
é debater o tema abordado no filme escolhido a partir dos conceitos de Freud e
Lacan. Nesses dias, o bate-papo após a exibição será conduzido pela psicanalista
Elenice Milani.
O cineclube é gratuito e acontece todas as
segundas-feiras, no Teatro Bom Jesus, às 18h. Nos dias das sessões sobre
“Psicanálise & Cinema”, o horário é 18h30. O endereço é Rua 24 de Maio, 135,
Centro.
Confira a programação de março e abril
18 de março – Sessão Especial Psicanálise &
Cinema: OS VIVOS E OS MORTOS
Direção de John Huston/EUA-Reino
Unido-Irlanda/1987
É 6 de janeiro de 1904 e Dublin celebra o Dia
dos Reis em meio à neve. Na casa das irmãs Morgan, Julia (Cathleen Delany) e
Kate (Helena Carroll), é oferecida uma ceia a amigos e parentes, incluindo a
realização de um sarau musical e poético. Já perto do final da celebração,
quando boa parte dos convidados já tinham saído, o barítono Bartell D’Arcy
(Frank Patterson) começa a cantar uma música triste, que faz com que Gretta
Conroy (Anjelica Huston) se lembre de uma antiga paixão que já faleceu.
Surpreso com a mudança de comportamento de sua esposa, Gabriel (Donal McCann)
interessa-se pela história. O filme é baseado no livro Os Dublinenses, de James
Joyce.
25 de março – DESENCANTO
Com direção de David Lean/Inglaterra/1945
Laura (Celia Johnson) e Alec (Trevor Howard) se
conhecem por acaso em uma estação de trem, quando ele remove um cisco do olho
dela. Ele é médico, ela é dona de casa. Ambos são de classe média, têm
meia-idade e são razoavelmente felizes em seus casamentos. Em pouco tempo
passam a se encontrar todas as quintas-feiras, mas apenas como bons amigos.
Gradativamente surge uma paixão mútua e eles continuam a se encontrar
regularmente, apesar de saberem que este amor é impossível. Esse é considerado
um dos filmes mais românticos de todos os tempos.
1º de abril – ORFEU NEGRO
Com direção de Marcel Camus/Brasil-França/1959
No Carnaval, Orfeu (Breno Mello), condutor de
bonde e sambista do morro, se apaixona por Eurídice (Marpessa Dawn), uma jovem
do interior que vem para o Rio de Janeiro fugindo de um estranho fantasiado de
Morte (Ademar da Silva). O belo amor de Orfeu por Eurídice, no entanto,
desperta a ira da ex-noiva do galã, Mira (Lourdes de Oliveira) e a Morte
acompanha tudo de perto.
8 de abril – O BALÃO BRANCO
Com direção Jafar Panahi/Irã/1995
Razieh (Aida Mohammadkhani) é uma garotinha de
7 anos que insiste que sua mãe lhe compre um outro peixinho dourado para a
celebração do ano-novo iraniano. Apesar da família estar sem dinheiro, Razieh
acaba conseguindo a quantia para comprar o peixinho com a ajuda de seu irmão.
Só que a caminho da loja, ela perde o dinheiro duas vezes, e então os dois
irmãos não medem esforços para recuperá-lo, saindo pelas ruas de Teerã.
15 de abril – Sessão Especial Psicanálise &
Cinema: SPELLBOUND (Quando Fala o Coração)
Com direção de Alfred Hitchcock/EUA/1945
A Dra. Constance Petersen (Ingrid Bergman)
trabalha como psicóloga em uma clínica para doentes mentais. O local está
prestes a mudar de direção, com a substituição do Dr. Alexander Brulov (Michael
Chekhov) pelo Dr. Edward (Gregory Peck). Ao chegar o Dr. Edwards surpreende os
médicos locais pela sua jovialidade e também por seu estranho comportamento.
Logo Constance descobre que ele é na verdade um impostor, que perdeu a memória
e não sabe quem é nem o que aconteceu com o verdadeiro Dr. Edwards.
22 de abril – OS AMORES DE PANDORA
Com direção de Albert Lewin/Reino Unido/1951
No pequeno porto espanhol de nome Esperanza
vive a bela Pandora (Ava Gardner), figura enigmática desejada por todos os
homens. Um dia chega ao local o Capitão Hendrick van der Zee (James Mason),
sozinho em seu iate. Pandora, que desconhecia o amor, não consegue esconder a
atração que sente pelo forasteiro. O segredo é que Hendrick é na verdade o
Holandês Voador, marinheiro amaldiçoado por Deus que só encontrará a liberdade
no dia do juízo final. Ou quando uma mulher estiver disposta a morrer por ele.
29 de abril – A PALAVRA
Com direção de Carl Dreyer/Dinamarca/1955
Os Borgen são uma família de fazendeiros
abalada por alguns conflitos internos, como o comportamento de Johannes (Preben
Lerdorff Rye), um irmão adulto que se dedica demais ao estudo religioso. Porém
nem todos o acham louco, e um sobrinho abalado com a morte da mãe, incube à
Johannes a aparentemente impossível tarefa de trazer a mãe de volta. Só que no
final do filme, o irmão louco consegue fazer o que lhe é pedido, e por causa da
fé, do amor, e da crença, a mulher morta abre os olhos.
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