Mais uma vez o McDonald’s usa sua grande escala
para estimular a leitura. Em seu sexto ano, a campanha “Ler ou Brincar” traz a
opção de escolha entre um livro ilustrado com duas histórias de personagens da
Turma da Mônica ou um brinquedo. E, para potencializar o tema, a marca aposta
em um vídeo para redes sociais que dialoga com pais sobre a importância da
qualidade de tempo entre a família e como o livro pode contribuir para isto.
Em parceria com a influenciadora digital Helen
Ramos, do canal HelMother, o filme explora como a leitura pode aproximar ainda
mais pais e filhos durante o dia a dia e formar futuros leitores. Segundo dados
da 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro,
apenas 1/3 dos brasileiros teve influência de alguém pelo gosto por ler, o que
evidencia a necessidade do apoio de empresas em ações que mudem essa realidade.
“É importante estarmos engajados para alterar
essa realidade, em projetos que não só incentivem a leitura, mas também as
conexões familiares, criando momentos de diálogo e experiências que irão
contribuir para a formação educacional, social e cultural dos pequenos”, afirma
David Grinberg, vice-presidente de Comunicação Corporativa e de Relações com
Investidores da Arcos Dorados, franquia que administra a marca McDonald’s em 20
países da América Latina e Caribe.
A ação também conta com um filme para
apresentar a nova campanha do McLanche Feliz e reforça ainda mais o momento
gostoso da leitura. O vídeo, produzido pela Sentimental Filme, e feito para TV,
traz uma mãe lendo com sua filha que fica encantada com toda a história. Os
personagens dos quadrinhos interagem e deixam o filme bem alegre e divertido.
Além disso, pela primeira vez, foi desenvolvida
uma funcionalidade dentro do app @McDonald’s que dará vida à leitura por meio
de sons que serão acionados por palavras-chave contidas nas histórias, tornando
a experiência de leitura ainda mais interativa.
MCDONALD’S E OS LIVROS - A primeira campanha do
McDonald’s voltada para a leitura aconteceu em 2013 e alcançou toda a América
Latina. De lá pra cá, foram mais três iniciativas, que resultaram na
distribuição de 14 milhões de exemplares na região. Aqui no Brasil, os pequenos
leitores já se divertiram com histórias sobre dinossauros, oceanos e
predadores, passando por textos de escritores brasileiros como Vinicius de
Moraes, Ana Maria Machado e Ziraldo. Em 2017, o projeto se renovou e uma
parceria com a Mauricio de Sousa Produções permitiu a entrega de seis livros da
Turma da Mônica em todo o Brasil – união que se repete agora.
MCDONALD’S APP - Os livros também trazem mais
interatividade para quem quiser acessá-los no McDonald’s App. Pela primeira
vez, foi desenvolvida uma funcionalidade dentro do aplicativo que dará vida à
leitura por meio de sons que serão acionados por palavras-chave contidas nas
histórias. Para tornar a experiência ainda melhor, basta acionar o item
relacionado à versão física e ler a história perto do celular.
SOBRE A MAURICIO DE SOUSA PRODUÇÕES - A
Mauricio de Sousa Produção é a maior empresa de entretenimento do Brasil,
responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP
investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta
tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento,
trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens.
No universo digital, o canal no YouTube da Turma da Mônica já chegou a 9,9
bilhões de visualizações, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo
desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e
interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um
dos maiores estúdios do setor no mundo e já passou dos 300 títulos, com venda
de mais de um bilhão de revistas, responsáveis pela alfabetização informal de
milhões de brasileiros.
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