Inicia nesta quinta-feira (2), às 15 horas, no
Museu da Imagem e do Som do Paraná, a programação de maio do Cinemis, com dois
documentários – o curta-metragem “Toda a memória do mundo”, do cineasta francês
Alain Resnais (de “Meu tio da América”) e o longa “O mistério de Picasso”, de
Henri Georges-Clouzot.
Segundo a diretora do MIS-PR, Cristiane Senn,
os dois filmes, assim como todos os outros títulos da mostra neste mês,
dialogam com o tema da 17ª Semana Nacional de Museus: “Museus como núcleos
culturais: o futuro das tradições”. A semana inicia em 13 de maio.
“Nesse âmbito, a programação se debruça sobre
filmes que trazem, em algum aspecto, museus, acervos, arquivos ou obras de arte
como pontos determinantes na construção fílmica. Além disso, chama a atenção
para a importância da variabilidade e rotatividade das programações de museus,
propondo e incitando sempre novas perspectivas de pensamento dos acervos e da
arte de modo geral, e sua relação com o público”, diz a diretora.
“Toda a memória do mundo” conduz o espectador a
uma viagem através dos mecanismos labirínticos da Biblioteca Nacional da
França. “Já ‘O mistério de Picasso’ retrata o pintor catalão realizando obras
diretamente para a tela numa espécie de filme-coleção, que provoca o encontro,
registra, monta e guarda a memória do ato criativo do artista”, analisa
Cristiane.
A programação ainda conta com cineastas que
trabalham materiais de arquivo – o verdadeiro found-footage –, como Peter
Tscherkassky, que recria experiências sensoriais impactantes a partir da
manipulação de películas de filmes antigos.
Seu “Outer Space”, que será exibido em 9 de
maio, introduz o clima aterrorizante para a exibição do filme do mestre do
horror italiano Dario Argento, uma ficção sobre uma investigadora de assassinos
em série (Anna Manni, vivida pela filha do diretor, Asia Argento) que sofre de
Síndrome de Stendhal, doença que faz com que a pessoa se relacione
sensorialmente com imagens de grande beleza.
Também fazem parte da programação filmes de
cineastas como Orson Welles, Jean-Luc Godard, Alexander Sokurov, Virginia
Flores, Tomás Von der Osten, Safira Moreira, Harun Farocki, Agnès Varda, Jonas
Mekas e Carolee Schneemann – os três últimos falecidos recentemente.
A mostra encerra em 30 de maio, com o primeiro
bloco da série “História(s) do Cinema”, de Jean-Luc Godard – sessão especial
que foi proposta e será excepcionalmente comentada pelo Grupo de Pesquisa
CineCriare – Cinema: Criação e Reflexão, da Unespar.
PROGRAMAÇÃO
02/05
Toda a memória do mundo, Alain Resnais (doc,
1956, 21’) + O mistério de Picasso, Henri Georges-Clouzot (doc, 1956, 78’)
07/05
Vó Maria, Tomás Von der Osten (doc, 2011, 6’) +
Meu Winnipeg, Guy Maddin (doc/ficção/experimental, 2007, 100’)
09/05
Outer Space, Peter Tscherkassky (experimental,
1999, 11’) + A Síndrome de Stendhal, Dario Argento (suspense/horror, 1996,
120’)
14/05
Viet Flakes, Carolee Schneemann (experimental,
1965, 8’) + Imagens do mundo e inscrição da guerra, Harun Farocki (doc, 1988,
75’)
16/05
Ulysse, Agnès Varda (doc, 1982, 22’) + Arca
Russa, Alexander Sokurov (ficção, 2002, 100’)
21/05
Mergulho do olho, Haroldo Castro Alves
(experimental, 2017, 7’) + F for Fake, Orson Welles (filme-ensaio, 1973, 95’)
23/05
Na trilha do bonde, Virginia Flores (doc, 2009,
30’) + Restos da Vida de um Homem Feliz, Jonas Mekas (doc, 2012, 68’)
28/05
Travessia, Safira Moreira (doc, 2017, 5’) +
Santiago, João Moreira Salles (doc, 2017, 80’) (A CONFIRMAR)
30/05
Sessão Cinecriare: História(s) do Cinema (1º
segmento), Jean-Luc Godard (Eensaio, 1988, 50’)
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