quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Concerto instrumental homenageia sambas-canção de Cartola


Os músicos Aloísio Schmid (violino) e Hesli Humeniuk (violão) sobem ao palco do Teatro do Paiol, nesta quinta-feira (8), às 20h, para homenagear a obra do sambista Angenor de Oliveira, o Cartola (1908-1980).O concerto “Decantando Cartola” apresenta obras selecionadas do compositor em versão instrumental explorando a beleza das linhas melódicas do canto, consagradas por diversos cantores. Os músicos também destacam o trabalho do arranjador Dino 7 Cordas - parceiro musical de Cartola.
Gosto de comparar Cartola como nosso Mozart brasileiro pela dificuldade e complexidade de reproduzir seus sambas-canção”, diz o violinista e professor de Luthieria da Universidade Federal do Paraná, Aloísio Schmid. Para o músico, o que mais fascina é a relação entre letra e instrumental. “As letras compostas por Cartola junto às melodias de Dino 7 Cordas tornam a obra riquíssima na textura musical”, comenta o violinista.
O concerto “Decantando Cartola”, segundo Aloísio, irá apresentar um repertório focado nos sambas-canção que mais se encaixam nas linhas melódicas do violino e violão. O set list é composto inteiramente por canções do primeiro álbum do sambista “Cartola” (1974), mas os clássicos “As Rosas Não Falam”, “O Mundo é um Moinho” e “Preciso Me Encontrar” também estão presentes no repertório.
Fazer releituras de canções para o violino não é algo novo para Aloísio. O professor e violinista já se apresentou ao lado do pianista Bruno Hrabovski no concerto “Rock ao Piano”, que traz releituras de clássicos do rock nacional e internacional para instrumentos não convencionais ao rock, como piano acústico e o próprio violino.

O concerto “Decantando Cartola” tem ingressos a R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia) e podem ser comprados na bilheteria do Teatro Paiol e da Capela Santa Maria ou pelo site www.aloingressos.com.br (incluso taxa administrativa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário