A partir de 20 de agosto, sempre às terças-feiras, às 19 horas, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) passa a abrigar o CineFAP, cineclube organizado principalmente por estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), mas com a participação de egressos do curso e pessoas da comunidade. Vale lembrar que o nome do cineclube vem da sigla da Faculdade de Artes do Paraná, instituição que abrigava cursos superiores de Artes do Estado até ser incorporada à Unespar em 2013. A entrada é gratuita e os dois filmes são indicados para maiores de 14 anos.
Em cartaz nesta terça-feira, o longa de terror psicológico "Água Negra" (foto, 2002), do cineasta japonês Hideo Nakata, conta a história de uma mulher que, em meio a um tumultuado processo de divórcio, se muda, com sua filha de seis anos, para um apartamento assustador, recoberto de infiltrações. Em 2005, o diretor brasileiro Walter Salles assinou um remake falado em inglês da trama, com elenco hollywoodiano.
No dia 27 de agosto, está programado "Assalto à 13º DP" (1976), filme policial de John Carpenter. A curadoria do cineclube é feita de forma aberta, conforme o interesse individual dos participantes em exibições e discussões dos mais variados gêneros cinematográficos. Qualquer frequentador regular do cineclube pode organizar uma sessão em que fará a mediação do debate do filme que escolheu para exibir.
Antes mesmo da existência do curso de Cinema e Audiovisual da Unespar, criado em 2005, foi fundado o CineFAP, como projeto de extensão universitária iniciado e coordenado por mais de dez anos pela professora do curso de Teatro da instituição, Ivanise Garcia. Em 2012, o cineclube passou a ser coordenado pelo seu filho e também professor da universidade, Demian Garcia. A programação, desde então, é feita por Garcia em conjunto com estudantes do curso.
Mais informações: 3232-9113 ou www.mis.pr.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário