terça-feira, 2 de abril de 2013

Artista contemplada no 64º Salão Paranaense faz performance em Curitiba

No dia 7 de abril, domingo, às 15 horas, a artista Mariana Marcassa, contemplada com o prêmio Residência Artística no 64º Salão Paranaense, se apresenta no Museu Oscar Niemeyer (MON), sala 07, com o trabalho “Que Corpo é Esse? Performance 2”. Neste dia, a entrada no museu é gratuita.
 “Performance 2” é o mesmo trabalho que está em exibição em vídeo no Museu de Arte Contemporânea (MAC), na exposição do 64º Salão Paranaense. No entanto, para a realização ao vivo no MON, Mariana vai explorar alguns aspectos específicos, diferenciando-se do trabalho gravado. A performance já foi apresentada na exposição “Caos e Efeito”, no Itaú Cultural de São Paulo, e no Ateliê Livre, durante o XXVI Festival de Arte da Cidade de Porto Alegre.
 Esta performance utiliza-se do giro incessante e do sopro exaustivo (toque de um berrante) na tentativa de construir um corpo possível para a leitura do texto escrito por mim. Pretendo insistir mais no giro e no toque do berrante, agora, sem uma ordem linear, na qual o texto, pouco a pouco, poderá ser ´expulso´ do corpo, oferecendo amplitude às vozes que se expressam”, explica Mariana.
No dia 9 de abril, às 10h, a artista participa, ao lado do curador Fernando Ribeiro, de uma conversa sobre o processo e performance. A mediação é de Amábilis de Jesus. O evento é aberto ao público e será realizado no Teatro Laboratório (Telab) da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), na Rua dos Funcionários, 1756, Cabral. Durante a estada em Curitiba, a artista será acompanhada pela dançarina e performer Rosemeri Rocha da Silva, que levará Mariana para participar de eventos, proporcionando possíveis parcerias com profissionais locais.
Mariana Marcassa é doutoranda em Psicologia Clínica no Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade (PUC-SP), mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás. Como artista plástica vem trabalhando com performance desde 2001.
O Museu de Arte Contemporânea abriga a exposição “64º Salão Paranaense” até 28 de abril de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário