terça-feira, 4 de junho de 2013

Tom Lisboa comanda palestra no Museu da Fotografia

Nesta quarta-feira (5), às 19h30, o Museu da Fotografia Cidade de Curitiba abriga o encontro “A fotografia e a cidade: uma década de intervenções de Tom Lisboa em Curitiba”, quando o artista visual Tom Lisboa fará uma retrospectiva de seu trabalho. A entrada é franca e os participantes devem ter idade a partir de 16 anos. Informações complementares podem ser obtidas pelo telefone (41) 3321-3260.
Desde 2004, Tom Lisboa desenvolve projetos inéditos para o espaço urbano de Curitiba, que ficaram conhecidos como as intervenções de maio. A palestra abordará essas produções, além de citar trabalhos como “As polaroides (in)visíveis”, que ganhou o Prêmio Porto Seguro de Fotografia, em 2005; Mirando, exibido no festival Paraty em Foco, de 2009; e a mais recente incursão, intitulada “Brinquedografia”, da qual serão sorteadas cinco câmeras entre os presentes.
Mestre em Comunicação e Linguagens, Tom Lisboa atua como artista visual e professor de cinema e fotografia, e está radicado em Curitiba desde 1987. Seus trabalhos envolvem direta e indiretamente a cidade, usada como pano de fundo. Muitas vezes, o artista aparece também como protagonista, permitindo que o público interaja e crie diferentes pontos de vista.
O premiado trabalho “As polaroides (in)visíveis” é um exemplo disso. As fotografias “instantâneas”, feitas sem câmera, papel fotográfico ou imagem são, na verdade, textos escritos por um fotógrafo que prefere não entregar imagens prontas para o espectador. Ao invés disso, ele prefere que, a partir dos seus textos, o público seja instigado a olhar ao redor e procurar paisagens quase ocultas no meio que o cerca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário