A riqueza rítmica e melódica de países
latinos invade a Capela Santa Maria Espaço Cultural, neste fim de semana, nas
vozes do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, com o espetáculo Cantares da
América Latina. As apresentações acontecem às 20h de sexta-feira (27) e às
18h30 de sábado (28). No programa estão 17 músicas do século 20, de
representativos compositores do Brasil, Argentina, Cuba e Venezuela.
O concerto integra a agenda anual de
apresentações patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo, e estará sob
o comando da maestrina cubana Maria Antonia Jimenez, que responde pela direção
artística e a regência do Coro da Camerata, na temporada 2013. Maria Antonia
também fará comentários sobre as obras executadas, permitindo ao público uma
melhor apreciação do espetáculo.
“O
repertório mistura ritmos e cantares que evidenciam a diversidade e a força
musical da América Latina”, destaca Maria Antonia. “No programa estão
partituras originais e arranjos com um perfil popular e folclórico, escritos no
século 20, transitando por diversos estilos”, adianta a maestrina. A escolha
das obras exige versatilidade dos cantores e evidencia o preparo vocal dos
integrantes do Coro da Camerata, que se apresentam “a cappella” (sem
acompanhamento instrumental).
O concerto confirma a excelência do
trabalho desenvolvido pelo grupo, desde a sua criação, em 1974, e que
extrapolou fronteiras. A mais recente viagem internacional do Coro da Camerata
Antiqua aconteceu em junho passado, quando representou o Brasil na 3ª Bienal de
Coros (3ª Internationalen Chorbiennale), em Aachen, na Alemanha, figurando
entre os mais importantes corais europeus e de outros continentes.
Repertório - Na extensa relação de
obras do repertório desse concerto do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba está
a composição “La Muerte
del Angel”, do argentino Astor Piazzolla, uma das peças “angelicais” com as
quais o autor abalou o mundo conservador do tango. Com essa obra dedicada a seu
pai, Piazzolla usou o equação “novo tango + tragédia + comédia + bordel” para
definir sua inovadora direção, acrescentando sofisticação harmônica com um
swing de jazz indescritível. Da Argentina também figuram “Arroz com Leche” e “Se
Equivocó la Paloma ”,
de Carlos Guastavino; “El Mareao”, de Alberto Rodríguez e “Alfonsina y el Mar”,
de Ariel Ramires e Felix Luna.
Do Brasil foram escolhidas “Berimbau”,
de Baden Powell e Vinicius de Moraes, composição que é um mergulho nas
tradições não ocidentais; “Quadrilha”, de Osvaldo Lacerda sobre poesia de
Carlos Drummond de Andrade, que mostra a criatividade do músico frente ao
trabalho do poeta; “Cantares”, de Ronaldo Miranda e “Carinhoso”, de Pixinguinha
e João de Barro, uma das mais importantes obras da música popular brasileira.
Da Venezuela vem “El Explicao”, com arranjo de Pablo Hurtado.
Cuba tem sete composições selecionadas:
“Penas”, de Beatriz Corona sobre poema de José Martí; “Son Mercedes”, de Leo
Brouwer; “Tiempo para un Tiempo”, de Roberto Valera; “Juramento”, canção em
forma de bolero de Miguel Matamoros; “Canto de los Cafetales”, de Alejandro
Garcia Caturla, que revela as profundas raízes africanas da cultura cubana; “Entre
el Espanto y la Ternura ”,
de Beatriz Corona e Silvio Rodríguez e “Guayaboso”, rumba de Guido
López-Gavilán, um verdadeiro quebra-cabeça de ritmos afro-cubanos, de
complexidade vertiginosa, no qual as vozes assumem o papel de percussão.
A regente - Formada em Regência Coral pelo
Conservatório de São Petersburgo (Rússia), a cubana Maria Antonia Jimenez foi
convidada, em 1995, pela Fundação Carlos Gomes (Belém do Pará) para ministrar
aulas de canto e regência coral. No mesmo ano, fundou o Coro Carlos Gomes, com
o qual obteve reconhecimento da crítica especializada e do público, no Brasil e
no exterior.
Com importantes premiações, entre elas os
Diplomas de Ouro e Prata no 26º Concurso Internacional de Coros Franz Schubert
(Áustria, 2010), as Medalhas de Ouro e Prata nas 5ª Olimpíadas Mundiais de
Coros (Áustria, 2008), a Medalha de Ouro no 9º Concurso Internacional de Coros
Orlando Di Lasso (Itália, 2002) e a Medalha de Bronze no 12º Concurso de Música
Sacra (Grécia, 2006), também realiza pesquisas sobre a música folclórica
paraense.
Maria Antonia ainda respondeu pela
produção e direção musical dos CDs solos do Coro Carlos Gomes, intitulados "O
Belo" (2002) e "O Cantochão dos Mercedários do Grão Pará" (2004). Em 2012, foi
homenageada pela Fundação Carlos Gomes pela sua contribuição musical.
As apresentações do Coro da Camerata
Antiqua de Curitiba têm ingressos a R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada).
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