Um grupo de 40 professores de escolas
municipais de Curitiba finalizou na tarde da última quarta-feira (13) a edição
dos curtas-metragens “A Cabine e Lance” produzidos durante uma oficina de cinema
na Cinemateca (rua Carlos Cavalcanti, 1174). Ministrado pelo diretor de cinema
Geraldo Pioli, o curso foi ofertado gratuitamente, dentro das ações do projeto
EduCultura, desenvolvido em parceria ente Secretaria Municipal da Educação e
Fundação Cultural de Curitiba.
Também foram professores do curso
Marcos Saboia e Nivaldon Lopes. Em 36 horas, o grupo de professores municipais
recebeu informações sobre teóricas e práticas sobre o uso das câmeras,
iluminação e edição. O resultado poderá ser conferido nesta terça-feira (19), com
a exibição dos curtas na tela da Cinemateca. As sessões terão início às 19
horas.
Ensinar cinema aos professores
municipais teve como principal objetivo a valorização dos profissionais, a
partir do investimento no capital intelectual do grupo. “Também buscamos
provocar e estimular nos professores a reflexão sobre as inferências entre
vídeo e fotografia no campo das artes visuais, isso porque tais linguagens
podem ser bem exploradas no ensino, na perspectiva de tornar o espaço da sala
de aula um lugar maior de criação”, diz Letícia Meira, diretora do departamento
de Tecnologias e Difusão.
Durante o curso, os professores
aprenderam sobre história, teoria do cinema, roteiro, fotografia, som direção,
produção e edição. Teoria assimilada partiram para a prática, com a realização
dos dois curtas-metragens, produzidos com a supervisão dos profissionais da
Cinemateca.
O conteúdo apresentado no projeto
buscou oferecer não apenas uma base sobre o que é o cinema. “Serviu também para
que o grupo soubesse que o cinema brasileiro possui uma história, movimentos,
filmes, diretores importantes e que, de alguma forma, eles podem se apropriar
desse conhecimento e aplica-lo em sala de aula”, disse Sabóia.
Divididos em dois grupos, os
professores discutiram, pesquisaram , roteirizaram, protagonizaram, capturaram
as imagens e agora trabalham na finalização da edição dos filmes A Cabine e
Lance.
Para o professor Escola Municipal
Castro, no Boqueirão, Erik Jason Madlener de Lima, todas as formas de arte,
todos os processos criativos são indispensáveis para um trabalho inovador e de
qualidade em sala de aula.
“A
experiência prática abre opções para novos modos de trabalho, o que é muito bom
em qualquer área”, disse Lima. A experiência do professor com os estudantes o
mostrou que não se pode pensar o espaço de educação na dinâmica
emissor-receptor. “Os estudantes são muito ativos, precisamos de ações que
proporcionem a oportunidade de darem as suas opiniões sobre o mundo e arte. O
cinema é um bom recurso para isso”.
Motivada com o que aprendeu sobre
cinema, a professora Luzia Fatima Ramos Lopes, da Escola Municipal Jornalista
Arnaldo Alves da Cruz, no Alto Boqueirão, levou os recursos para a sala de aula
para atividades com a turma de pré-escolar. “Socializei o conhecimento adquirido
no curso e apliquei, com ações adaptada à idade das crianças, técnicas de
sequência da narrativa. Eles responderam com muita animação e a produção de
nosso clip ficou com excelente”, disse Luzia.
Marice Kincheski Fassina, professora da
Escola Municipal Arapongas, conta que a abordagem teórica e prática do cinema
torna a arte ainda mais enriquecedora para a prática pedagógica. “Você passa a
ver o filme com outros olhos. Além da história contada há um entrelaçamento dos
recursos com arte de ensinar e contar histórias em sala de aula”, diz Marice.
O cinema já é um recurso bastante
presente na rede de educação, usado pelos professores para complementar os
conteúdos e estimular novos conhecimentos entre os estudantes.
A linguagem cinematográfica tem sido estimulada
entre os profissionais da rede há pelos menos quatro anos. Porém, a proposta
desenvolvida em conjunto com a Fundação Cultural de Curitiba é, na visão do
coordenador do projeto EduCultura na Secretaria Municipal da Educação, Fúlvio
Pacheco, uma oportunidade de oferecer ao público da educação requinte técnico
além de troca de experiências com um renomado profissional da área.
Para 2014, além de novos cursos de
cinema, o EduCultura oferecerá uma diversidade de cursos, oficinas, práticas e
oportunidades para o enriquecimento cultural dos profissionais da rede
municipal de ensino. Também continuarão sendo oferecidos aos professores,
ingressos para espetáculos e entradas para passeis e espaços culturais da
cidade. Para saber mais sobre o projeto EduCultura, acesse o blog:
http://projetoeducultura.blogspot.com.br.
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