sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Marisa Monte volta com música nova no Positivo

Curitibanos terão uma derradeira oportunidade para assistir ao elogiado show da turnê “Verdade uma Ilusão”, de Marisa Monte que será apresentado neste sábado (9), às 21 horas, no Teatro Positivo Grande Auditório. Na ocasião a cantora e compositora volta com uma novidade: a música inédita “Dizem”, sua mais recente parceria com Arnaldo Antunes e Dadi. A letra diz “ainda temos muita guerra, mas todo mundo quer paz”. Em outro trecho: “quem me dera não sentir mais medo, quem me dera não me preocupar” e, ainda, “temos inteligência para acabar com a violência”.
O espetáculo - que já passou por 26 cidades e foi assistido por mais de 230 mil pessoas ao longo de 103 apresentações até o momento -, tem 25 músicas, quinze delas são ilustradas com obras diversas - assinadas por artistas plásticos contemporâneos - que são projetadas no palco e se ajustam às letras das canções. A base do repertório são as canções de seu disco mais recente, O Que Você Quer Saber de Verdade e também inclui grandes hits da cantora.
Marisa acredita no show não apenas como uma experiência sonora, mas multimídia. “A parte visual está a serviço da música e serve para potencializar o sentido das canções. ”O último álbum fornece a espinha dorsal do roteiro, mas nem todas as suas faixas estão presentes no show. Marisa foi buscar no repertório construído ao longo de 25 anos de carreira algumas canções que, a seu ver, dialogam de forma fluida com o trabalho atual. É o caso de “Diariamente”, do disco Mais (1991), e de “De Mais Ninguém”, sua primeira parceria com Arnaldo Antunes, revelada em Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão (1994), que ela jamais cantou ao vivo. Ou ainda “ECT” canção composta, em parceria com Nando Reis e Carlinhos Brown, para Cássia Eller que até essa turnê estava inédita na sua própria voz. “Partimos de um repertório maior e fomos enxugando até chegar as músicas que formam o show”, concede.
A interação entre música e artes plásticas resulta real, perfeita, inebriante, incomum. A beleza plástica do show é algo raro se ver na cena nacional. A direção cênica, mais uma vez a cargo de Marisa, Claudio Torres e Leonardo Netto, responsáveis pela função em quase todas as turnês anteriores, procura interagir organicamente com as novidades sonoras do espetáculo, levadas a cabo por uma formação de nove músicos. Além dos inseparáveis parceiros Dadi (violão de aço, guitarra, backing vocal, ukulele, violão de nylon, guitarra pignose) e Carlos Trilha (piano, click, sampler voz, clavinete, teclados, backing vocals, rhodes, programação), a banda conta com um quarteto de cordas (Pedro Mibielli, 1º violino e adaptação de arranjos; Glauco Fernandes, violino; Bernardo Fantini, viola; e Marcus Ribeiro, cello).
O show ainda conta com o luxuoso auxílio do power-trio do Nação Zumbi, que já havia participado de algumas faixas de O Que Você Quer Saber De Verdade. “Dei uma sorte imensa. Jamais imaginei que pudesse tê-los ao vivo por causa da agenda disputada do Nação. Mas felizmente pudemos conciliar as datas e os ‘peguei emprestados’. É um luxo poder tocar com eles”, comemora a cantora. A presença de Pupillo (bateria, caxixi, contra-tempo, bumbo, vassourinha, zabumba, pandeirola, pad), Lúcio Maia (guitarras, violão, guitarra slide, sitar) e Dengue (baixo) ajudou a definir a sonoridade que se ouvirá em cena.
Segundo Marisa, que em diversos momentos do show toca ukelele, violão ou guitarra, todos os músicos participaram ativamente do processo de criação musical. “Tenho que aproveitar o privilégio de estar cercada de músicos excepcionais. Todos são super sensíveis e fizemos uma experimentação sonora constante, até chegar às soluções que melhor se adaptavam e serviam às músicas. Reelaboramos arranjos antigos e criamos outros novos”, revela.
Consagrado pelo público e pela crítica no Brasil, “Verdade Uma Ilusão” foi escolhido o melhor show do ano pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e pelo Prêmio Bravo! Bradesco de Cultura. Marisa foi eleita ainda a artista do ano pelo iTunes Brasil e pela revista IstoÉ.

Informações sobre ingressos: 3315-0808 ou www.diskingressos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário