O fim de semana reserva um espetáculo
que promete arrebatar o público pela importância dos músicos envolvidos e pelo
repertório que mistura elementos do jazz, soulful e gospel, vertentes geradas
por várias tradições musicais, em particular a afro-americana. A Camerata
Antiqua de Curitiba e o Coral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
(UTFPR) unem-se sob a regência do maestro norte-americano Keith McCutchen, para
apresentações na Capela Santa Maria Espaço Cultural, às 20h desta sexta-feira (29)
e às 18h30 de sábado (30).
O concerto, que integra a temporada
2013 patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo, acontece no Mês da
Consciência Negra e mostra no repertório a influência musical da cultura
africana. Serão executadas Jazz Vespers, do próprio MacCutchen, e a composição
Aleluia do Messias, de Georg Friedrich Handel, versão do álbum Handel's
Messiah: A Soulful Celebration, produzido pelo norte-americano Quincy Jones,
compositor, arranjador vocal, trompetista e produtor musical de trilhas
sonoras. Quincy alcançou notoriedade como o produtor de dois dos maiores
recordistas de vendas de todos os tempos, o álbum Thriller, do ícone pop
Michael Jackson, e a canção We Are the World.
Também sobem ao palco, como
instrumentistas convidados, o saxofonista Todd Wright, considerado embaixador
do jazz na Carolina do Norte (EUA), e o premiado clarinetista brasileiro Jairo
Wilkens, que atua em Curitiba e recentemente conquistou o primeiro lugar no 3º
Concurso de Música de Câmara do 51º Festival Villa-Lobos, no Rio de Janeiro,
integrando o Duo Palheta ao Piano, ao lado da pianista Clenice Ortigara.
Notas de repertório – O maestro Keith
McCutchen, que também será responsável por comentários sobre o concerto,
explica que as Jazz Vespers utilizam as estruturas gerais textuais usadas pelos
compositores antigos como Monteverdi, “mas com uma síntese de linguagens
harmônicas que adotei como resultado de minha experiência em vários gêneros de
coral, idiomas jazzístico, literatura de piano e música orquestral dos séculos
19 e 20, bem como as diversas tradições folclóricas e afro com as quais cresci
e continuo a desenvolver”, enfatiza.
A linguagem harmônica e as diferentes
formas de composição de jazz moldam os vários movimentos, embora o maestro
ressalte que o uso moderno do termo Jazz Vesper significa uma performance de
jazz, sem qualquer aplicação do texto nem da estrutura formal do serviço de
Vésperas da Igreja Católica Romana, Grega Ortodoxa ou liturgias anglicanas.
Apesar disso, a música jazzística tem sido adaptada com sucesso, dentro da estrutura
de um serviço litúrgico. A abertura utiliza o tradicional versículo das
vésperas, seguida por conjuntos de Salmos que contêm pedidos de oração pela paz
e pela justiça.
A obra coloca o Salmo 139 em estilo de
balada lenta, seguida por um verso de hino coral de vozes masculinas e, na
sequência, o coro completo. Na continuação, um anúncio em estilo de moteto do
texto pelo coro, interagindo com a improvisação dos músicos. A configuração do
Magnificat (Lucas 1:46-55) começa com o uso de formas de melodias do jazz
convencional dos anos 30 e 40, em clima agitado, até que as palavras são
transportadas para uma valsa em tempo de jazz.
O concerto termina com uma
reinterpretação muito popular do Messias de Handel, registrada por Quincy Jones
de modo superlativo, em álbum de 1992. O The Soulful Messiah mistura as vozes
originais concebidas por Handel com acompanhamentos Gospel e Soul. O álbum
recebeu o Prêmio Grammy, em 1992, de melhor disco contemporâneo Soul Gospel
Album.
Convidados – O espetáculo que toma conta
da Capela Santa Maria Espaço Cultural, neste fim de semana, tem a participação
do Coral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), fundado pelo
maestro Francisco César Leinig, em 1966. Auxiliado pelo professor Wilson dos
Santos até 1974, o grupo acompanhou as mudanças e o desenvolvimento da
instituição que representa, contando com oito regentes ao longo do tempo,
sempre aliando os benefícios do canto coral à qualidade técnica.
Atualmente, o Coral da UTFPR é
conduzido pela maestrina Priscilla Battini Prueter, especialista em regência
coral, com mestrado em Música pela Universidade Federal do Paraná. Priscilla
também é coordenadora do Programa de Canto Coral da UTFPR, que engloba diversas
ações relativas a essa área, tanto em Curitiba como na Região Metropolitana.
Outro destaque fica por conta do
saxofonista norte-americano Todd Wright, que desde 1990 atua como professor na
faculdade de música Appalachian State University (Carolina do Norte – EUA). Na
instituição, criou vários grupos, ministrando cursos sobre improvisação de
jazz, história do jazz e piano jazz, tendo fundado, em 1993, o Jazz Vocal
Ensemble daquela universidade. Toca para presidentes e vice-presidentes dos
Estados Unidos e, como músico de estúdio, Todd pode ser ouvido em vários projetos
com outros artistas. Tem se apresentado com grandes nomes do jazz
internacional, realizando turnês pelo Caribe, México, Itália, França, Alemanha
e Suíça.
Completando os talentos selecionados
para este concerto, a presença do clarinetista Jairo Wilkens, formado pela
Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Embap e solista especial da
Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (SP). Com vários prêmios em
competições nacionais e internacionais de clarinete solo, também se apresenta
ao lado de importantes orquestras, entre elas a Rádio Cultura, Sinfônica de São
Bernardo do Campo, Sinfônica do Paraná e Sinfônica de Londrina. Mantém intenso
trabalho de música de câmara, realizando concertos no Brasil e Estados Unidos,
onde foi aluno visitante na University of Missouri-Columbia. Desde 2008 auxilia
didaticamente jovens clarinetistas da Fundação Amazônica de Música.
O maestro – Regente e compositor, Keith
McCutchen é diretor do coral afro-americano Choral Ensemble Indiana University
(Bloomington, Indiana). Também tem atuado como diretor musical na Igreja Bethel
AME (Bloomington). É doutor em
Direção Coral na Escola Indiana Jacobs University of Music
(Bloomington). Como pianista de jazz, McCutchen já tocou com artistas como Mel
Torme, Severinson Doc, Diane Schurr, Richard Davis e o baterista Eric Gravatt.
Suas composições foram gravadas pelo Ensemble American Spiritual, pelo The St.
Olaf Choir e The St. Olaf Gospel Choir, pelo trompetista Michael Suman e pelo
Coro Gospel Twin Cities. Algumas das obras corais de McCutchen foram publicadas
pela Publishing Earthsongs.
Por meio de um fundo de subvenção
nacional, McCutchen foi contratado, em 1998, para escrever uma composição que
combina os elementos do gospel com o jazz. A composição intitulada
"Spiritual Medley" foi escrita para o coro de uma comunidade em
Kentucky, e recebeu acompanhamento de artistas lendários do jazz, incluindo o
pianista Kenny Barron, o falecido saxofonista Stanley Turrentine, o baixista
Richard Davis e o baterista Carl Allen.
As apresentações da Camerata Antiqua de
Curitiba e Coral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) tem ingressos
a R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia).
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