O
Festival de Curitiba chega à 26ª edição de 28 de março a 9 de abril com grandes
nomes das artes brasileiras em cena. Neste ano, o público terá a comodidade de
adquirir seus ingressos online e pelo aplicativo “Festival de Curitiba 2017”. A
atriz Fernanda Montenegro (foto) é a convidada para abrir o Festival no ano que
Fernanda Torres, Andrea Beltrão, Camila Pitanga, Caio Blat, Débora Bloch,
Eduardo Moscovis, Júlia Lemmertz e Marcelo Serrado também subirão aos palcos do
Festival com seus trabalhos atuais.
Das
38 atrações da Mostra, três são internacionais - Moçambique, Olympia e O Que
Podemos Dizer do Pierre - e 8 estreias nacionais: Blank, Eu Sou, show de Gaby
Amarantos, Louca Pelo Cheiro do Mar e os cinco espetáculos que integram a II
Curitiba Mostra. Além de Gaby Amarantos, Mart’nália apresenta seu novo show
“+Misturado”.
A
bilheteria oficial está no ParkShoppingBarigüi e os ingressos também podem ser
comprados no site do Festival (www.festivaldecuritiba.com.br) e no aplicativo
“Festival de Curitiba 2017”, a partir desta terça-feira, dia 21 de fevereiro.
O
Festival de Curitiba de 2017 receberá também o Movva, com apresentações de 5
atrações de dança. Nove espetáculos da Mostra serão gratuitos: os cinco que
compõem a Curitiba Mostra e aqueles com apresentações em praças da cidade:
Próspero e os Orixás, Nossa Senhora [da Luz], O Campeonato Interdrag de Gaymada
e Involuntários da Pátria. A II Curitiba Mostra reúne, mais uma vez, diversos
artistas da cidade de Curitiba em espetáculos e performances inéditas e
gratuitas, articulados pelos atores e diretores Nena Inoue e Gabriel Machado,
idealizadores do projeto.
Além
dos espetáculos, performances, intervenções e dos dois shows musicais, a
programação inclui ainda uma série de ações, oficinas, conversas após as peças,
encontro de crítica e curadoria e outras atividades de estimulo à formação do
pensamento, às trocas entre artistas e entre artistas e público. Entre os
convidados dos encontros está o diretor José Celso Martinez Corrêa, que conversa
com o público no dia 4 de abril.
O
mote da curadoria, feita pelo segundo ano pelos atores e diretores Guilherme
Weber e Marcio Abreu, é “só me interessa o que não é meu”, frase retirada do
Manifesto Antropofágico, de Oswald de Andrade. “O Brasil que se mostra em
Curitiba, nesta edição, se reflete e se transfigura no repertório de algumas das
maiores atrizes e criadoras brasileiras, também uma espécie de edição do
Matriarcado defendido por Oswald, ousado e feminino”, explicam os curadores.
Fringe
- O Fringe, recorte do festival com participação livre, sem curadoria, e que
completa agora 20 edições, terá 11 mostras especiais – uma delas portuguesa,
com 5 espetáculos. Ao todo, são 303 montagens em cartaz, 45 delas com
apresentações de rua.
No
total, serão 66 espetáculos grátis no Fringe. O público poderá pagar o que
quiser para assistir em 41 atrações, no conceito “pague quanto vale”, lançado
ano passado pelo Ave Lola Espaço de Criação.
Os
eventos simultâneos completam o leque de atrações do Festival: Gastronomix -
com atrações gastronômicas -, MishMash - uma programação para a família -, o
Guritiba - com espetáculos voltados para o público infantil - e o Risorama -
com apresentações de stand up comedy. O
Guritiba traz os projetos sociais Olhar Atento, Teatro Portátil e Buzum que
serão apresentados em instituições beneficentes para crianças. E também terá
uma divertida feira de ciências, a Xperience.
Patrocinadores
- O Festival de Curitiba conta com uma rede de parceiros imprescindíveis para
sua realização. O Festival de Teatro de
Curitiba é apresentado pela Cielo e tem patrocínio de Copel, Sanepar, Renault e
Petrobras. O evento de dança Movva, em sua primeira edição, tem patrocínio de O
Boticário.
Os
eventos simultâneos - Guritiba, MishMash e Risorama - também contam com
parceiros que ano a ano contribuem para garantir a diversão e a cultura para
diferentes plateias.
O
Guritiba, voltado para o público infantil, é apresentado pela Parati e
patrocinado pela Peróxidos do Brasil. O MishMash, com atrações para toda
família, é apresentado por Unimed Curitiba, Worker e Grupo Servopa. O Risorama,
espaço para o stand up comedy no Festival, é apresentado pelas empresas
Potencial Petróleo, Aveo, Havan e Sesi. A bilheteria do Festival de Curitiba é
uma parceria com o ParkShoppingBarigüi.
Ingressos
- A venda dos ingressos será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelo
aplicativo do Festival (Festival de Curitiba 2017) e na bilheteria oficial do
evento, no ParkShoppingBarigüi, com funcionamento das 11h às 23h, de segunda a
sexta, no sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 20h.
Nesta
edição, o cliente tem a opção de não retirar o ingresso impresso na bilheteria:
os ingressos comprados pelo site terão um QR Code, que será enviado ao celular
do público e usado para a entrada nas peças e demais eventos do Festival.
Os
ingressos para os espetáculos da Mostra custam entre R$ 40,00 e R$ 70,00 mais
taxa administrativa (inteira). As apresentações que acontecem nas praças são
gratuitas. II Curitiba Mostra e alguns eventos de rua também são gratuitos.
Os
preços para os trabalhos do Fringe variam de gratuitos a R$ 70,00 (inteira),
além da taxa administrativa.
O
ingresso do MishMash custa R$ 40,00 (inteira) mais taxa administrativa.
O
preço da entrada do Risorama é R$ 70,00 (inteira) mais taxa administrativa.
O
Gastronomix, este ano, custa R$ 10,00 mais taxa administrativa.
O
Guritiba custa R$ 50,00 (inteira) mais taxa administrativa.
*
As taxas administrativas variam de evento para evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário