A
Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 8 a 12 de fevereiro, a Mostra “Ficção
Viva Pedro Costa & Víctor Erice”, que revela dois dos maiores cineastas de
Portugal e da Espanha. São 20 filmes em 15 sessões, entre curtas, médias e
longas-metragens. As exibições serão em três horários com entrada franca: às
14h, às 16h30 e às 19h. Ainda que reconhecidos pela crítica, os realizadores
são pouco conhecidos pelo público brasileiro. “A mostra é a primeira no Brasil
que relaciona a obra de Costa e Erice, dois dos mais relevantes realizadores
contemporâneos, com seleção tão abrangente de suas obras", diz Marcelo
Munhoz, um dos curadores da mostra.
Após
as exibições das 19h, a sessão será comentada por críticos convidados, como a
portuguesa Patrícia Saramago, os brasileiros Matheus Kerniski e Victor
Guimarães e a espanhola Clara Sanz, especialista na obra de Erice. O próprio
Pedro Costa, que estará em Curitiba, comentará na noite de sábado (11) “O Sul”
(1983), do colega espanhol, e no domingo (12), Costa e a montadora Patrícia
Saramago comentarão “No Quarto da Vanda” (2000), de Pedro Costa.
A
mostra faz a retrospectiva do trabalho dos cineastas em cinco décadas de
produção, desde “O Espírito da Colmeia” (1973), de Erice, eleito um dos dez
melhores filmes espanhóis de todos os tempos, a “Cavalo Dinheiro” (2014), de
Costa, apontado como um dos grandes filmes da atualidade.
Durante
a mostra serão exibidos quatro longas de Víctor Erice, oito de Pedro Costa, um
trabalho realizado em conjunto e duas sessões com seus curtas. Um dos filmes da
mostra é do diretor Aurélien Gerbault. Em “Tudo Refloresce”, Gerbault documenta
as filmagens de “Juventude em Marcha” (2006), de Pedro Costa. A exibição do
documentário será no sábado (11), às 16h30, logo depois da projeção de “Juventude
em Marcha”, marcada para as 14h, permitindo ao público assistir ao filme e ao
documentário sobre seu registro na sequência.
PROGRAMAÇÃO
8
fev - 14h
O
SANGUE (95’), de Pedro Costa – 1989. Uma terra de província. Natal, fim de ano.
Dois irmãos. Vicente tem 17 anos; Nino, 10. Juram guardar um segredo, que tem a
ver com as frequentes ausências do pai. Apenas uma moça, Clara, partilha esse
segredo com Vicente.
Classificação:
não recomendado para menores de 16 anos
8
fev - 16h30
CASA
DE LAVA (105’), de Pedro Costa – 1994. Na paisagem vulcânica de Cabo Verde,
Casa de Lava é uma história de dor e de sangue. Mariana quer sair do inferno.
Estende a mão a um homem meio morto, Leão. Pensa que talvez possam escapar
juntos, que pode trazer o morto para o mundo dos vivos. Sete dias e sete noites
mais tarde, percebe que estava enganada, trouxe um homem vivo para o meio dos
mortos.
Classificação:
não recomendado para menores de 14 anos
8
fev - 19h
SWEET
EXORCIST (25’), de Pedro Costa, e VIDROS PARTIDOS (37’), de Víctor Erice. Realizados
a partir de pontos em comum, Sweet Exorcist e Vidros Partidos são
médias-metragens que integram o projeto coletivo Centro Histórico. Costa contrapõe
o reflexo do passado colonial no individual através de Ventura, um imigrante
cabo-verdiano. Erice presta uma homenagem à fábrica têxtil de Guimarães, que
durante 160 anos empregou grande parcela da cidade e hoje encontra-se
deteriorada. Sessão comentada por Clara Sanz e Victor Guimarães.
Classificação:
não recomendado para menores de 14 anos
9
fev - 14h
Curtas-metragens
de Víctor Erice: ALUMBRAMENTO | LA MORTE ROUGE | ANA: TRÊS MINUTOS (47’) – 2002
– 2006 – 2011. Alumbramento (11’) é um curta-metragem feito para o filme Ten
Minutes Older: The Trumpet (2002). La Morte Rouge (33’) foi feito no âmbito da
exposição Erice-Kiarostami: Correspondences, apresentada em Madri, Barcelona e
Paris em 2006. Ana: Três Minutos (3’) é um segmento do longa-metragem 3:11 A
Sense of Home, sobre o terremoto de Tohoku, no Japão, em 2011.
Classificação:
não recomendado para menores de 14 anos
9
fev - 16h30
NE
CHANGE RIEN (100’), de Pedro Costa – 2009. Ne Change Rien começou como parte da
amizade entre a atriz Jeanne Balibar, o engenheiro de som Philippe Morel e
Pedro Costa. Com a obsessão que lhe é peculiar, Costa filmou durante cinco anos
Balibar se transformar em cantora: dos ensaios às sessões de gravação, dos
concertos de rock às aulas de canto clássico.
Classificação:
não recomendado para menores de 12 anos
9
fev - 19h
ONDE
JAZ O TEU SORRISO? (102’), de Pedro Costa – 2001. Enquanto Danièle Huillet e
Jean-Marie Straub trabalham na montagem da terceira versão de Sicilia! (1999),
Costa filma uma “comédia de remontagem”. Por detrás da sua paciência no
trabalho, terna e violenta, os dois cineastas revelam uma certa ideia do
cinema, do seu cinema e da sua vida conjugal. Sessão comentada por Patrícia
Saramago e Victor Guimarães.
Classificação:
não recomendado para menores de 12 anos
10
fev - 14h
O
SOL DO MARMELO (EL SOL DEL MEMBRILLO) (134’), de Víctor Erice – 1992. Víctor
Erice acompanha o pintor Antonio López ao longo do processo de concepção de um
quadro (uma pintura a óleo de um marmeleiro no jardim do seu atelier), partindo
daí para uma reflexão não apenas sobre a pintura e o cinema, mas essencialmente
sobre a sua relação com as coisas, com a natureza e com os homens.
Classificação:
não recomendado para menores de 16 anos
10
fev - 16h30
OSSOS
(97’), de Pedro Costa – 1997. O cenário é o Estrela de África, um bairro
crioulo dos arredores de Lisboa. Um bebê de poucos dias irá sobreviver a várias
mortes. Tina, a sua jovem mãe, pega-o no colo e abre o gás. Resgatado pelo pai,
ele dormirá nas ruas da cidade alimentado pelo leite da caridade alheia. Por
duas vezes, quase será vendido, por desespero, por amor, por quase nada.
Classificação:
não recomendado para menores de 16 anos
10
fev - 19h
O
ESPÍRITO DA COLMEIA (EL ESPÍRITU DE LA COLMENA) (98’), de Víctor Erice – 1973. Construído
em torno do mito de Frankenstein, em seu primeiro longa-metragem, Erice
recria-o no espírito de uma criança após ver o filme de James Whale num cinema
itinerante. O filme apresenta uma atmosfera deprimente e opressiva da província
espanhola nos anos que se seguiram ao fim da Guerra Civil. Sessão comentada por
Clara Sanz e Matheus Kerniski.
Classificação:
não recomendado para menores de 16 anos
11
fev - 14h
JUVENTUDE
EM MARCHA (155’), de Pedro Costa – 2006. “Nha cretcheu, meu amor. O nosso
encontro vai tornar a nossa vida mais bonita por mais trinta anos. Pela minha
parte, volto mais novo e cheio de força. Eu gostava de te oferecer 100.000
cigarros, uma dúzia de vestidos daqueles mais modernos, um automóvel, uma
casinha de lava que tu tanto querias, um ramalhete de flores de quatro tostões”.
Classificação:
não recomendado para menores de 14 anos
11
fev - 16h30
TUDO
REFLORECE: PEDRO COSTA, CINEASTA (TOUT REFLEURIT) (78’), de Aurélien Gerbault –
2006. “Fazer filmes é bastante simples. De manhã você pega o ônibus, vai até
sua locação, senta-se em um café, bate na porta dos atores, e você o faz assim
todos os dias do ano”, afirma Pedro Costa em Tudo Refloresce, um filme de
Aurélien Gerbault que documenta as filmagens de Juventude em Marcha (2006) ao
acompanhar o cotidiano de Pedro Costa.
Classificação:
não recomendado para menores de 14 anos
11
fev - 19h
O
SUL (EL SUR) (95’), de Víctor Erice – 1983. Segundo longa-metragem de Erice,
visto através do olhar de uma menina que rememora sua infância, em um lugar
remoto do norte espanhol. Quando seu pai desaparece uma noite, entramos em uma
espiral sobre os mistérios que revolvem tal figura mística, seu passado que
acessamos por fragmentos, assombrado pelo espectro do Sul, local onde seu pai
nunca mais voltou desde a Guerra Civil espanhola. Sessão comentada por Pedro
Costa.
Classificação:
não recomendado para menores de 16 anos
12
fev - 14h
CAVALO
DINHEIRO (104’), de Pedro Costa – 2014. No bairro das Fontaínhas, o povo segue
em sua busca por Ventura – o cabo-verdiano já antes apresentado em Juventude em
Marcha (2006) –, que se perdeu na floresta. Hoje, demolido em nome do
progresso, o bairro já não existe. Perdido num país assombrado pela guerra
colonial, pela revolução e pela descolonização, Ventura revisita os seus
fantasmas pessoais que se vão moldando aos fantasmas de Portugal.
Classificação:
não recomendado para menores de 14 anos
12
fev - 16h30
Curtas-metragens
de Pedro Costa: TARRAFAL | O NOSSO HOMEM | 6 BAGATELAS (60’) – 2007 – 2010 –
2001. Sessão dos principais curtas-metragens do diretor português. Tarrafal
(17’) prossegue o ciclo das Fontaínhas, agora com seus habitantes relocados no
bairro Casal da Boba. O Nosso Homem (25’) é uma remontagem deste filme
anterior. 6 Bagatelas (18’) apresenta seis cenas que foram cortadas do
longa-metragem Onde Jaz o teu Sorriso?, sobre o casal de cineastas
Straub-Huillet.
Classificação:
não recomendado para menores de 14 anos
Dia
12 - 19h
NO
QUARTO DA VANDA (170’), de Pedro Costa – 2000. “Em Ossos, serviu muito para a
maneira como eu filmo hoje em vídeo, para a maneira como uso a luz. Nesse
filme, eu tinha demasiados projetores, caminhões geradores.[...] Com aquela luz
toda, ela entrava pelas frestas, pelos buracos e as pessoas diziam que não
dava, que não conseguiam dormir, pois eram fortíssimas as luzes. Eu disse então
ao diretor de fotografia, ‘vamos apagar as luzes’”. (Pedro Costa). Sessão
comentada por Patrícia Saramago e Pedro Costa.
Classificação:
não recomendado para menores de 18 anos
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