(ABr)
- Com 143 filmes, o cinema brasileiro registrou recorde de lançamentos em 2016,
alcançando um desempenho que contribuiu para o crescimento da bilheteria total
no ano. O resultado foi divulgado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) no
Informe Preliminar de Acompanhamento de Mercado, que contém os números do
segmento de exibição em 2016.
Os
filmes nacionais lançados no ano passado venderam 30,4 milhões de ingressos, o
que representa o melhor resultado desde 1984. De acordo com o informe da
Ancine, cresceu também a participação do público dos filmes nacionais em
relação ao total de espectadores, atingindo 16,5%, ante 13% no ano anterior.
Os
dados da Ancine demonstram ainda que, em meio à crise econômica no país, o
mercado de cinema continua em expansão. Os 184,3 milhões de bilhetes vendidos
ao longo de 2016, gerando uma receita de R$ 2,6 bilhões, representam
crescimento real pelo oitavo ano consecutivo, com taxas muito expressivas nos
dois últimos anos, apesar da recessão.
Segundo
a Ancine, a expansão e modernização do parque exibidor brasileiro é um dos
principais fatores do bom desempenho no mercado. O ano terminou com 3.168 salas
em funcionamento, mantendo a expansão acima da média dos últimos cinco anos e
incorporando novas cidades ao serviço de cinema.
Para
o Brasil, 2016 foi também o primeiro ano de operação do parque exibidor quase
integralmente digitalizado, o que ajudou a elevar a bilheteria e a participação
dos pequenos cinemas. “Desde 2009, temos crescimento real do mercado de salas
de cinema, apesar das oscilações da conjuntura econômica do país. Isso mostra a
força do cinema na vida dos brasileiros, e o empenho das distribuidoras e dos
exibidores”, comentou o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel.
Campeões
de bilheteria - Entre os filmes nacionais, 23 tiveram mais de 100 mil
espectadores, 13 mais de 500 mil e sete venderam mais de 1 milhão de bilhetes.
O filme nacional recordista de bilheteria foi a produção de temática bíblica “Os
Dez Mandamentos”, com mais de 11,3 milhões de espectadores, superando até o
estrangeiro mais bem colocado, “Capitão América – Guerra Civil”, visto por de
9,6 milhões de pessoas.
Mesmo tendo estreado no fim de dezembro, a comédia “Minha Mãe é Uma Peça 2” alcançou a segunda posição no ranking dos filmes brasileiros mais vistos em 2016. Em apenas duas semanas, o filme, que continua em cartaz, foi o 13º com maior público do ano, com 4 milhões de ingressos vendidos.
Mesmo tendo estreado no fim de dezembro, a comédia “Minha Mãe é Uma Peça 2” alcançou a segunda posição no ranking dos filmes brasileiros mais vistos em 2016. Em apenas duas semanas, o filme, que continua em cartaz, foi o 13º com maior público do ano, com 4 milhões de ingressos vendidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário