
Voltado a artistas plásticos, designers e estudantes da área de artes visuais, além do público interessado na cultura árabe, o curso abordará o histórico da caligrafia árabe e do desenho, com técnica e execução de trabalhos no estilo rukaa. As aulas sobre a arte caligráfica, uma das características culturais mais marcantes dos povos do Oriente Médio e Norte da África, têm por objetivo ampliar o universo artístico e expressivo dos participantes, contribuindo para uma compreensão aprofundada de questões plástico-formais, em termos de utilização das linhas, cores e composição.
Comandado por Moafak Dib Helaihel, imigrante sírio-libanês que atua na área da caligrafia árabe há vários anos, o curso evidência o caráter bastante específico da arte visual árabe, com a sua ausência de representações realistas e o destaque ao aspecto verbal e ornamental, mas que possui numerosos pontos de contato com as questões artísticas contemporâneas.
Para além das questões pertinentes ao campo da arte, a divulgação da cultura visual árabe contribui também para a integração, por meio do conhecimento, entre os vários povos que compõem a população brasileira, bastante heterogênea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário