Praças e espaços comunitários dos bairros de Curitiba abrigam nesta Sexta-Feira Santa (29) oito espetáculos que revivem a Paixão de Cristo. As encenações acontecem no Uberaba, Bairro Novo, Abranches, Pinheirinho, Xaxim, São Braz e Santa Quitéria. No Pinheirinho, haverá espetáculo em dois locais. Os grupos teatrais foram selecionados por meio de edital da Fundação Cultural de Curitiba e receberam apoio financeiro para as montagens, dentro da proposta de valorizar as tradições populares.
Um dos espetáculos mais tradicionais é o do Grupo Lanteri, que há 35 anos encena “Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo”. Desde 1991 o espetáculo ocupava a Pedreira Paulo Leminski, que este ano está em reformas. Por essa razão, a superprodução, que envolve perto de 1.200 pessoas, entre atores e figurantes, será apresentada desta vez no Bio Parque, no bairro Uberaba, às 19h. O ingresso consiste na doação de um quilo de alimento não perecível, que posteriormente será distribuído a instituições assistenciais.
A montagem do Lanteri apresenta de forma dinâmica as principais passagens da vida de Jesus Cristo. Entre as cenas retratadas estão o batismo, o sermão da montanha, a cura do cego, a ressurreição de Lázaro, o apedrejamento da mulher adúltera, a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, a Santa Ceia, a Crucificação e a Ressurreição de Cristo, despertando a emoção da plateia. Para dar vida às cenas, o Grupo Lanteri espalha som e luz pelos diferentes palcos, além de acrescentar vários efeitos especiais.
Outros espetáculos também constam há alguns anos na programação da Semana Santa, em Curitiba. A Equipe Teatral Arte e Vida, que se apresenta na Rua da Cidadania Bairro Novo, é um grupo amador que reúne mais de 200 componentes, entre atores, figurantes e técnicos. Foi criado em 2002, resultado da união entre os membros de grupos de jovens da Igreja Católica e o apoio da Fundação Cultural de Curitiba. O espetáculo tem 34 cenas, que mostram desde o batismo até a Crucificação e Ressurreição de Cristo, com figurinos e cenários criados pelos próprios componentes do grupo. A montagem ocupa três palcos principais, com a utilização de som e iluminação profissionais.
A Associação Cultural Êxodus, que responde pela apresentação no Bairro Abranches, reúne 300 integrantes, entre atores e técnicos. Tem cenários e figurinos confeccionados pelos próprios componentes do grupo. A encenação empresta às cenas bíblicas grande realismo e todos os anos também atrai milhares de espectadores.
Além desses grupos, mais cinco produções preparam-se para emocionar o público na Sexta-feira Santa. Duas delas acontecem no Pinheirinho – a do grupo de Jovens Mãe Maria, da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, e a montagem da comunidade do Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração. O Grupo Lemuel, da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, faz apresentação no Bairro São Braz. No Bairro Santa Quitéria, a atração fica por conta do Grupo JUC – Obras de Assistência Dom Orione; e no Xaxim, a Paixão de Cristo será encenada pelo Grupo de Teatro Amor em Cena, da Paróquia São Francisco de Assis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário