Impasses do ser humano no século 21 estão recriados literariamente nas páginas de Golegolegolegolegah!, livro de contos de Marcio Renato dos Santos. Nos seis textos de ficção, o leitor vai encontrar personagens frágeis, finitos e limitados como todo homem e cada mulher. A incomunicabilidade, tema recorrente na obra do cineasta Miguelangelo Antonioni, é uma característica dos personagens deste autor curitibano. O mundo dos sonhos, mote do cineasta Federico Fellini, também perpassa algumas das peças escritas por este ficcionista, fã do cinema europeu do século 20.
Além do diálogo com a sétima arte, Golegolegolegolegah! (Travessa dos Editores, 78 págs, R$ 30,00) traz conversas literárias com autores como Jorge Luis Borges, Machado de Assis e Enrique Vila-Matas. No entanto, Marcio Renato dos Santos desenvolve, neste que é o seu segundo livro de contos, uma dicção peculiar. O autor trata do individualismo com narrativas em primeira pessoa. Do cotidiano mais banal, a literatura de Marcio Renato dos Santos emerge com uma linguagem elaborada, de difícil de classificação, mas fluente para a leitura.
O escritor e editor Fábio Campana chama atenção para um dos aspectos de Golegolegolegolgolegah!: “Os textos nos levam a vivências agônicas construídas pela experiência humana diante da realidade áspera do cotidiano. É a absurda normalidade da vida que jorra e não há uma gota sequer de sofrimento, de autocompaixão, de sentimentos que fazem alguns textos desta estirpe resvalarem pelo pântano da pieguice”.
Campana, que editou livros de Décio Pignatari, Paulo Leminski, Wilson Bueno, Jamil Snege e Nelson de Oliveira, entre outros, também destaca que nos contos de Marcio Renato dos Santos os enredos “nos atropelam com aquilo que não queremos ver ou sentir, e nos levam a imersões fantásticas”.
Golegolegolegolegah! comprova o que foi dito a respeito da estreia literária do autor em 2010 com o livro de contos Minda-Au, publicado pela editora Record. Na ocasião, o escritor e jornalista Carlos Herculano Lopes escreveu no Estado de Minas que “Marcio Renato dos Santos, com "Minda-Au", estreou na literatura em grande estilo. Escreveu um ótimo livro ou uma pequena mostra do que ainda vem por aí. Afinal de contas, como ele confessou, tem centenas de histórias prontas. Se tiverem a mesma força dos sete contos desse livro de estreia, com certeza iremos ler muita coisa boa de sua autoria”.
O lançamento de Golegolegolegolegah! Acontece nesta terça-feira (19), a partir das 19 horas, no Museu Guido Viaro (rua XV de Novembro, 1.348, Centro). Estacionamento gratuito, com entrada pela Rua General Carneiro, anexo ao Museu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário