A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de sexta a domingo (15 a 17), o espetáculo “Tãn Tango” de Hique Gomez, um dos criadores de “Tangos e Tragédias”. O espetáculo traz a sonoridade do tango ao universo da música popular brasileira, quebrando barreiras e aproximando culturas.
No palco o músico apresenta releituras de tangos, que vão de Gardel a Piazzolla, surpreendendo com versões tangueiras de músicas dos Beatles e de Pixinguinha, além de composições próprias. Hique Gomez se apresenta com banda formada por Carlos Magallanes, Dunia Elias, Clóvis Boca Freire e Filipe Lua.
No espetáculo, será apresentada uma inusitada versão em espanhol de “Carinhoso”, de Pixinguinha, tocada em ritmo de tango, e a fusão de “Buenos Aires Hora Zero”, de Piazzolla, com “Tropicália”, de Caetano Veloso, demonstrando as similaridades da música sul americana. O público também vai poder conferir uma versão tangueira de Eleanor Rigby, dos Beatles, o que comprova a universalidade do gênero, que é considerado como patrimônio da humanidade pela UNESCO.
Hique Gomez - O gaúcho começou a estudar violão clássico aos 11 anos e, aos 17, já era compositor, se tornando famoso nos anos 1980, por ser um dos criadores, ao lado de Nico Nicolaiewsky, do espetáculo “Tangos e Tragédias”. Gomez iniciou seus estudos de violino, instrumento que se tornaria sua marca registrada, aos 20 anos, por influência de Antonio Agri, violinista do quinteto de Piazzolla, com quem o artista teve contato em Buenos Aires.
Nos dias de hoje, o tango volta com força ao universo pop, por intermédio dos trabalhos de grupos musicais, como Bajofondo e Gotan Project, sendo nesse momento de revalorização do tango que Hique Gomez traz a música portenha ao contexto da MPB, além de acrescentar percussões eletrônicas ao formato tradicional do gênero, que se caracteriza pela predominância do bandoneon, acompanhado pelo piano, baixo acústico, e violino.
A Caixa Cultural Curitiba está situada na rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro, e as apresentações de Tãn Tango acontecem sexta 20h; sábado às 19h e às 21h e domingo às 19h. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia, conforme legislação e correntista Caixa). Informações: 2118-5111.
Nenhum comentário:
Postar um comentário