A artista e fotógrafa Inara Vidal abriu, no Centro de Arte Digital – Portão Cultural, a exposição “Nas Bordas do Sensível”, que propõe uma reflexão sobre as deformações das imagens do corpo com o uso de mídias e técnicas eletrônico-digitais. O principal trabalho da exposição, “Uns e Outros”, faz uso de uma câmera que capta em tempo real e projeta em telões as imagens fragmentadas e distorcidas do corpo do espectador.
Outros aparelhos e equipamentos remetem aos antigos aparelhos que buscavam os mesmos efeitos, como os espelhos cilíndricos medievais e os decifradores de códigos secretos. A artista explica que, nos processos criativos desenvolvidos com tecnologias analógicas, as anamorfoses eram obtidas por meio de cálculos matemáticos, de superfícies reflexivas, aliados a desenhos e a determinadas tonalidades das cores. Nos dias de hoje, esses processos têm sido cada vez mais aprimorados por novas tecnologias. Com as deformações da imagem do corpo, decorrentes do uso desses objetos e equipamentos, a artista questiona a invasão diária e sutil das tecnologias no “eu interior e exterior”.
Inara Vidal é bacharel em Escultura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e pós-graduada em História da Arte e Estética Contemporânea. Sua exposição foi uma das selecionadas pelo Edital de Arte Digital do Fundo Municipal da Cultura.
A exposição de Inara Vidal fica aberta ao público no Centro de Arte Digital – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430 – Portão) até dia 5 de maio de 2013, de terça a domingo, das 10h às 19h, com entrada franca. Informações: 3229-4454.
Nenhum comentário:
Postar um comentário