quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Ensemble de Cordas da Camerata apresenta obras de Brahms na Capela Santa Maria

Obras de Johannes Brahms estão na programação do Ensemble de Cordas da Camerata Antiqua de Curitiba, neste sábado (19), às 18h30, em única apresentação, na Capela Santa Maria. Com a direção musical de Winston Ramalho e o acompanhamento do pianista Luis Guilherme Pozzi, serão executadas as obras Sonata para Violino e Piano nº 3 e o Quinteto de Cordas nº 2 em Sol Maior Op. 111.
Na temporada 2017 da Camerata Antiqua de Curitiba, os concertos do Ensemble de Cordas passaram a ser gratuitos para ampliar o acesso à população. Com esse formato, os instrumentistas se dividem para apresentar repertórios dos clássicos compostos para formações menores, como quartetos e quintetos. “A ideia é explorar o talento individual dos músicos da Camerata e, com isso, criar mais um espaço para a música de câmara”, explica Janete Andrade, coordenadora de Música Erudita da Fundação Cultural de Curitiba.

Johannes Brahms - O compositor alemão Johannes Brahms nasceu em 1833. Seu pai o introduziu na música e, depois de se formar em piano, passou a compor sob a tutela do mestre alemão Eduard Marxsen. Em 1868, alcançou a fama em toda a Europa para a estreia de seu Réquiem Alemão. Foi respeitado em sua época como um dos maiores compositores e considerado à mesma altura que Bach e Beethoven, com os quais forma os três "B" na história da música. Sua inspiração romântica está nas inúmeras coleções de lieder. Sua produção tem grande austeridade e nobreza de expressão. Brahms morreu em 1897, em Viena (Áustria). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário