segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Litercultura 2017 traz literatura hispano-americana

O Litercultura – Festival Literário de Curitiba 2017 chega à sua quinta edição, entre hoje e 18 de agosto, propondo novamente a literatura como meio de abordar temas relevantes da cultura e da sociedade. Este ano, o festival estabelece o diálogo entre o Brasil e os países hispano-americanos em cinco encontros na Capela Santa Maria com mediação e interação com o público. O Litercultura tem direção da produtora cultural Manoela Leão e curadoria do crítico e ensaísta Manoel da Costa Pinto. Os ingressos para o evento são gratuitos mediante retirada prévia, na bilheteria da Capela Santa Maria.
Nesta edição, o Litercultura elege cinco importantes nomes da literatura brasileira que se colocam como leitores e mergulham no universo dos pares latino-americanos, gerando discussões sobre temas contemporâneos comuns entre os países. O filósofo e ensaísta Vladimir Safatle, o escritor Julián Fuks, a filósofa e romancista Marcia Tiburi, Manuel da Costa Pinto e o psicanalista Christian Dunker discutem as obras do chileno Roberto Bolaño, do mexicano Juan José Saer e dos argentinos Juan Rulfo, Roberto Alrt e Adolfo Bioy Casares, respectivamente, abordando as questões estéticas, sociais, psicanalíticas e políticas que atravessaram suas histórias.
Será uma ótima oportunidade de o público conferir em ação intelectuais que ajudam a pensar as questões contemporâneas nas variadas frentes traçando paralelos entre Brasil e os países latino-americanos. “Damos continuidade à proposta, consagrada em edições anteriores do festival, de promover a interação de diferentes linguagens – no caso, psicanálise, filosofia, sociologia, ensaísmo e teoria literária – com o imaginário da literatura”, comenta Manoela Leão.
O Litercultura 2017 integra o Circuito Cultural Ademilar, ação que está patrocinando manifestações e eventos culturais de diversas naturezas ao longo deste ano.

Sobre o Litercultura - O Litercultura aconteceu pela primeira vez em 2013, em Curitiba. Trata-se de um festival de literatura com ênfase na leitura, não se limitando a ser uma festa ou uma feira. Pelos palcos do Litercultura passaram escritores, atores, músicos, tradutores, jornalistas e pessoas interessadas no ato de ler. Alberto Manguel, Ana Maria Machado, Chico César, Cristóvão Tezza, Gonçalo M. Tavares, Miguel Sanches Neto, Sílio Boccanera, Valter Hugo Mae, Tim Vickery, Antonio Skármeta, Alan Pauls e vários outros estiveram celebrando com os melhores leitores, o público. Mais informações e programação: www.litercultura.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário