quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Uiara Bartira comanda oficina no Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer (MON) prepara semanalmente uma programação especial para o público, sempre aos domingos e quartas-feiras. Nesta semana, nos dias 6 e 9 de agosto, haverá oficina com a artista do acervo Uiara Bartira e atividades com o Educativo do MON. O objetivo das atividades é aproximar os visitantes da arte exposta no museu.
No domingo, 6, os visitantes podem participar da oficina de pintura “Painel com Módulos”, com a equipe do Educativo, das 11h às 14h. No mesmo dia, Uiara Bartira conduz a oficina “Fragmentação da Matéria”, convidando o público a explorar a técnica de pintura em caixas de papelão. Esta atividade ocorre em dois momentos, às 14h30 e às 16h, com 60 vagas em cada horário.
Na quarta-feira, 9, a oficina “Painel com Módulos” se repete, desta vez das 11h às 17h. Além disso, haverá visita mediada pela exposição "A Vastidão dos Mapas - Arte Contemporânea em Diálogo com Mapas da Coleção Santander Brasil", às 15h. Esta mostra apresenta mapas originais dos séculos XVI ao XVIII e obras de arte contemporânea que dialogam com o tema da cartografia.
A entrada ao MON custa R$ 16,00 e R$ 8,00 (meia-entrada). Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada franca. Nas quartas a entrada é sempre gratuita. A retirada de ingressos no museu pode ser feita até as 17h30, na bilheteria.

Artista do Acervo - O projeto “Artista do Acervo” tem como objetivo escolher um artista que tenha obras no acervo do museu para realizar oficinas abertas ao público. O museu faz uma entrevista exclusiva com o artista, que fica em exibição no miniauditório, e algumas obras ficam em exposição na sala de oficinas. O encontro acontece sempre aos primeiros domingos do mês.

Sobre a artista - Uiara Bartira nasceu em Curitiba em 27 de março de 1949. Em 1977, formou-se em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Em 1982, concluiu uma especialização em gravura de metal e desenho na The Art Students League e outra em fotogravura no Bob Blackburn Workshop, em Nova Iorque. Implantou e dirigiu o Museu da Gravura na capital paranaense entre 1989 e 1992. Em sua trajetória artística, participou de diversas exposições individuais e coletivas. Como professora, se dedicou a diferentes cursos de teoria e práticas artísticas. Possui obras em diversos acervos de instituições nacionais e internacionais, como o Museu Oscar Niemeyer (PR), Museu Nacional de Belas Artes (RJ), Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (SP) e Museu de Arte Latino-Americana da Universidade de Essex (Inglaterra).

Mais informações: 3350-4400 ou www.museuoscarniemeyer.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário