sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Maestro gaúcho e trompetista venezuelano são os convidados para o concerto da OSP de domingo


Já sabe o que fazer com o seu pai na manhã do Dia dos Pais? Vá assistir ao concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná deste domingo (12), às 10h30, que apresenta “O Trompete Tanguero”. No programa do concerto estão músicas de sete compositores diferentes, incluindo Ravel, Sarasate e Oscher.
A regência ficará nas mãos do maestro convidado Evandro Matté, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. O maestro Matté iniciou sua carreira musical no trompete e, com 19 anos, já era trompetista na OSPA, posição que ocupa até hoje. Formou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e fez especializações na University of Georgia e no Conservatoire de Bordeaux.
O programa do concerto inclui músicas de Neruda, Sarasate, Oscher, Miranda, Ravel e Falla y Matheu. Todas têm em comum o destaque para o trompete, instrumento comumente utilizado em músicas ibéricas e latinas, especialmente as cubanas e bascas. Apesar do nome do concerto, “O Trompete Tanguero”, o instrumento não aparece muito no tango. No entanto, o público pode esperar uma aparição especial do trompete neste ritmo na última peça do concerto.
Quatro músicas do programa terão a participação do solista venezuelano Pacho Flores. Pacho foi o trompetista principal da Orquestra Sinfônica Simón Bolivar, na Venezuela, e também um dos membros fundadores do quinteto de metais da orquestra. Já tocou em teatros importantes como o Carnegie Hall, em Nova York e o Opera City, em Tóquio.
Encontrar concertos inteiramente dedicados ao trompete, como será “O Trompete Tanguero”, é raro. As peças mais longas compostas para o trompete solo giram em trono de 15 minutos. É muito difícil para o trompetista tocar por períodos mais longos do que isso, pois o instrumento exige que a boca tenha grande força muscular. Pacho Flores ficou famoso no meio musical por conseguir tocar o trompete solo em concertos de até duas horas.
Os ingressos para o concerto já estão à venda na bilheteria do teatro ou pelo Disk Ingressos. Os valores são R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia). A apresentação é indicada para maiores de 7 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário