terça-feira, 28 de agosto de 2018

Rodrigo Lacerda ministra oficina de romance na Biblioteca


A Biblioteca Pública do Paraná promove em setembro uma oficina de romance, com o escritor, tradutor e editor carioca Rodrigo Lacerda. Os encontros, gratuitos, acontecem nos dias 12, 13 e 14, das 14h às 17h, no terceiro andar da BPP. Para concorrer a uma das 15 vagas, é preciso enviar, até 3 de setembro, um texto de ficção - de até duas páginas, em prosa - por meio do formulário disponível no site www.bpp.pr.gov.br.
Na oficina, entre aulas expositivas e exercícios de criação comentados em sala, Lacerda aborda os principais aspectos desse gênero literário: como criar e dar vida aos personagens, a diferença entre história e enredo, como estruturar uma narrativa e algumas variações dentro do romance - de aventura, psicológico e de crítica social.
Rodrigo Lacerda nasceu em 1969, no Rio de Janeiro (RJ), e está radicado em São Paulo (SP). Doutor pela Universidade de São Paulo em Teoria Literária e Literatura Comparada, estreou na literatura com a novela “O mistério do leão rampante” (1995), pela qual venceu o prêmio Jabuti. Entre outros, é autor dos contos de “Reserva natural” (2018), dos romances “A república das abelhas” (2013) e “Outra vida” (2009) e do juvenil “Hamlet ou Amleto? Shakespeare para jovens curiosos e adultos preguiçosos” (2015).
Como tradutor, verteu para o português autores como William Faulkner, Alexandre Dumas, Raymond Carver e H.G. Wells. Já como editor, passou por algumas das mais importantes editoras do Brasil, como a Nova Fronteira, a Editora da Universidade de São Paulo e a Cosac Naify. Atualmente, é membro do conselho editorial da Zahar.
Mais informações: 3221-4917.


Nenhum comentário:

Postar um comentário