quinta-feira, 11 de julho de 2019

Visita guiada ao Cemitério Municipal: barões da erva-mate e as influências para Curitiba


Mausoléus, histórias e influências do Barão do Serro Azul, de Tobias de Macedo, Agostinho Ermelino de Leão Junior e de outras famílias da elite ervateira da cidade protagonizam a próxima visita guiada gratuita ao Cemitério Municipal de Curitiba, neste sábado (13), das 9h às 12h.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas por e-mail, enviando nome completo e número de RG de até quatro participantes para visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br.
A visita guiada temática “erva-mate”, organizada pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), mostra a trajetória dos principais barões ervateiros da cidade e os desdobramentos desse importante ciclo econômico paranaense na política, arquitetura e no desenvolvimento.
Durante as três horas de visita, a pesquisadora Clarissa Grassi revelará histórias e curiosidades, como a do mausoléu trazido de Portugal por Tobias de Macedo para sepultar a esposa, falecida por volta de 1895 durante uma viagem da família.
 Todo em lioz, pedra calcária portuguesa, esse mausoléu e os de outras famílias ervateiras são legados que embelezaram o Cemitério Municipal”, diz a pesquisadora Clarissa Grassi.
Principal ciclo econômico entre o final do século 19 e início do século 20, a erva-mate deixou grandes avanços para Curitiba. A estrada da Graciosa, a Universidade Federal do Paraná, a arquitetura eclética da cidade e até mesmo a indústria gráfica são legados tratados na visita guiada deste sábado.
Além da influência dos ervateiros na economia e no desenvolvimento da cidade, esse ciclo teve um desdobramento forte para a política, que também será tema da visita. “Muitos desses personagens migraram para a política, como o Comendador Araújo e Comendador Antonio Ricardo dos Santos, que viraram presidentes da Província do Paraná”, diz Clarissa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário