terça-feira, 3 de julho de 2012

Caixa Cultural Curitiba testa mais um filme nacional

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, no dia 10 de julho, a quarta sessão do Teste de Audiência, projeto de cinema idealizado pelos cineastas Márcio Curi e Renato Barbieri, que consiste na exibição de um filme nacional, não finalizado, e em um bate-papo entre o diretor do filme e o público.
Além de oferecer, aos cineastas, uma preciosa ferramenta de trabalho, o Teste de Audiência colabora também para a formação do público e para o desenvolvimento de uma metodologia científica de aprimoramento e finalização das obras audiovisuais. Por meio de uma ampla pesquisa sobre o estágio de filmagem e montagem dos novos filmes brasileiros, os curadores selecionam os títulos mais adequados ao projeto.
Nessa etapa, são considerados critérios de diversificação geográfica e de gênero, sempre respeitando a qualidade cinematográfica em seus aspectos técnicos e narrativos. Esses aspectos essenciais permitem montar uma grade de programação forte e plural, refletindo e respeitando os valores da cinematografia brasileira.
Coração do Brasil - A temporada 2012 trouxe "Coração do Brasil", do cineasta Daniel Santiago, pela primeira vez em um projeto como o Teste. O documentário retrata a aventura dos participantes da expedição dos irmãos Villas-Boas, refazendo o trajeto percorrido pelos aventureiros, 50 anos depois. Sergio Vahia de Abreu, o documentarista inglês Adrian Cowell e o cacique Raoni (hoje, o principal cacique da etnia Kayapó), participaram da expedição original e são os protagonistas da história.
O cineasta conta que, no bate-papo com o público, é possível descobrir muitos detalhes, como quando uma espectadora mencionou o filme "A Bruxa de Blair" para destacar a situação de "perdido na mata", narrada pelo filho de Sérgio Vahia, o Tito. “Eu não havia percebido que inserira, inconscientemente, o suspense em um filme documentário”, comenta Santiago. “O diagnóstico possibilita rever o filme através de diferentes olhares e opiniões. É uma ferramenta poderosa que vai influenciar na performance futura do filme”, acrescenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário