A Caixa Cultural Curitiba apresenta o espetáculo "A Carpa", escrito por Denise Crispun e Melanie Dimantas e dirigido por Ary Coslov. Estrelado por Ivone Hoffmann e Anna Cotrim, "A Carpa" coloca em pauta o confronto de gerações e as tradições. Em uma celebração de Pessach, a Páscoa judaica, mãe e filha debatem, com humor amargo, suas visões do mundo.
As atrizes se revezam em quatro papéis, em duas épocas e lugares diferentes: Brasil e Rússia. Uma mãe que ainda carrega dentro de si o seu país e as tradições dos guetos e uma filha aculturada, que se casou com um não-judeu. A ação transcorre em um único dia, véspera de Pessach. Nos limites geográficos de uma cozinha, a mãe, cheia de certezas e valores imutáveis, e a filha, na corda bamba entre o que lhe foi legado e o mundo onde vive, têm que descobrir um afeto que, apesar de todas as diferenças, existe adormecido entre as duas.
Para Ary Coslov, o espetáculo aborda, além do conflito sobre a maneira de ver o judaísmo, as relações afetivas entre mãe e filha. "Poderiam ser cristãs, muçulmanas, budistas, não importa. O que importa é a resistência do amor, mesmo com a diferença de pontos de vista, das leis, da religião e da vida. O Pessach celebra a libertação e, por extensão, a busca por um mundo melhor. É isso que fazem essas judias da peça, cada uma ao seu lado", afirma o diretor.
A Caixa Cultural Curitiba está situada na rua conselheiro Laurindo, 280, Centro. As apresentações acontecem sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia, conforme legislação, e correntistas Caixa). Informações: 2118-5111.
Nenhum comentário:
Postar um comentário