quinta-feira, 25 de abril de 2019

Aula de comida baiana abre a série de cursos “Gastronomia Étnica” no Mercado Municipal


Como preparar um saboroso acarajé será o tema da aula inaugural do Programa “Gastronomia Étnica”, neste sábado (27), às 8h30, na cozinha experimental do Mercado Municipal. Os interessados podem se inscrever no local ou pelo portal e pagar uma taxa de R$ 30,00. As turmas terão no mínimo 20 e no máximo 30 alunos.
Especialidade das culinárias africana e afro-brasileira, o acarajé é um bolinho de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, frito em azeite de dendê. Antes de aprender a prepará-lo, os alunos saberão como escolher os ingredientes e os locais onde encontrá-los. Para isso, acompanhados pela instrutora Márcia Santos, eles descerão em grupos até os boxes do Mercado Municipal.
A iniciativa é uma parceria da Fundação Cultural de Curitiba com a Secretaria Municipal do Abastecimento e a Ascesme (entidade que reúne os comerciantes do local) para ensinar os interessados a preparar pratos típicos das diferentes etnias que convivem em Curitiba.
A comida é uma das manifestações mais marcantes da diversidade cultural que caracteriza os povos. Por isso, além de conhecida, ela precisa ser respeitada e valorizada”, observa o coordenador de Etnias da Fundação Cultural e autor do projeto, Carlos Hauer Amazonas de Almeida.
Os instrutores do Programa “Gastronomia Étnica” não são especialistas em gastronomia. Eles aprenderam receitas típicas com familiares e amigos. É o caso de Márcia e todos os instrutores que estarão no local para ensinar especialidades gastronômicas do Brasil e do mundo, sempre na manhã do último sábado de cada mês.

Mais informações e inscrições: 3264-6020, das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário