quinta-feira, 25 de abril de 2019

Luedji Luna vem à Curitiba pela primeira vez e faz dois shows no Paiol


O projeto Brasis no Paiol começa sua temporada de 10 shows em 2019 com a estreia da cantora e compositora baiana Luedji Luna em Curitiba. A artista se apresenta acompanhada por sua banda nesta quinta-feira (25), às 20h e 21h40.
Luedji Luna lançou seu primeiro disco, “Um Corpo no Mundo”, em 2017. O álbum reúne diferentes sonoridades como MPB, samba, ritmos africanos, batuque baiano e jazz, com letras que abordam temas sociais, principalmente no que se refere à identidade afrobrasileira.
Pensados coletivamente, os arranjos trazem a identidade cultural de cada um dos músicos, que resultou numa sonoridade de difícil definição. O disco teve produção de Sebastian Notini, músico sueco radicado na Bahia, que também assina a direção musical do espetáculo. Kato Change, guitarrista queniano que já tocou com nomes como Aloe Blacc, Salïf Keita e Sean Kuti, é o responsável pelos arranjos de guitarra. François Muleka, filho de imigrantes congoleses, é o violonista. Já o baixo elétrico e acústico fica por conta do cubano radicado em São Paulo Aniel Somellian. As percussões são de Rudson Daniel, de Salvador, e de Sebastian Notini.
O trabalho foi contemplado com o Prêmio Afro (2017) e Prêmio Bravo na categoria Revelação (2018). Com o disco, a artista circulou pelos principais festivais brasileiros como Coquetel Molotov (Recife/PE), Radioca (Salvador/BA), Breve (Belo Horizonte/MG), Timbre (Uberlândia/MG) e Coala (São Paulo/SP).

O SHOW - O show é uma proposta para se pensar identidade, é o olhar da cantora sobre si mesma a partir do contato, ainda que disperso, com os imigrantes africanos em São Paulo. O projeto se fundamenta na ideia do não pertencimento, do corpo que ocupa o espaço, mas não se identifica, e da necessidade de conexão com a ancestralidade.

BRASIS NO PAIOL - Desde 2012, os produtores Bina Zanette (Santa Produção) e Heitor Humberto (Fineza Comunicação e Cultura) realizam uma sequência de shows no Teatro do Paiol, com artistas de diferentes regiões do Brasil, bem como nomes da cidade. O objetivo é sempre apresentar novidades, lançamentos, estreias e projetos especiais de artistas com trabalhos de relevância artística, que gerem interesse do público curitibano.
Em 2019, o projeto é realizado com o Projeto de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba. Conta com o patrocínio do Shopping Pátio Batel e o apoio do restaurante A Caiçara.

ARTISTAS QUE JÁ PASSARAM PELO PROJETO - Rael, Karol Conka (com Emicida e Kamau), Metá Metá, Juçara Marçal, Pélico, Romulo Froes, Katia B, Ná Ozzetti, Passo Torto, Rico Dalasam, Trupe Chá de Boldo, Graveola, Alzira E, Fióti, Saulo Duarte e a Unidade, Patricia Bastos & Dante Ozzetti, Bianca Gismonti Trio, Macaco Bong, Felipe Cordeiro, Qinho, Badi Assad, Sambas do Absurdo, Janine Mathias, Hurtmold, Conde Baltazar, Rodrigo Campos, Melina Mulazani e Luciano Faccini, Apanhador Só, Naked Girls and Aeroplanes, Itaercio Rocha, Vitor Araújo, Trombone de Frutas, Du Gomide, Mundareu, Real Coletivo, Duofel, Copacabana Club, entre outros.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

- 25 de abril: Luedji Luna (BA)
Pela primeira vez em Curitiba, a cantora e compositora baiana Luedji Luna traz o repertório do seu primeiro disco, “Um Corpo no Mundo” (2017). Reunindo MPB, samba, ritmos africanos, o batuque baiano e o jazz, e letras que abordam temas sociais, o trabalho foi contemplado com o Prêmio Afro (2017) e o Prêmio Bravo na categoria Revelação (2018).

- 23 de maio: Aláfia (SP)
Após sete anos de estrada e três álbuns lançados no Brasil e exterior, o Aláfia se prepara para turnê de lançamento do seu quarto álbum. Ligado às temáticas da cultura afrobrasileira e suas vertentes, como o candomblé, funk e o hiphop, o grupo propõe investigar mais a fundo a linguagem do samba soul, reverenciando ícones que construíram este gênero musical. Soma-se à esta linguagem, ainda, o referencial estético de George Clinton e do seu P-Funk, explorando mais as potências vocais e trazendo à tona reflexões políticas, sociais e raciais, marca predominante no trabalho da banda.

- 13 de junho: Tulipa Ruiz (SP)
A turnê do quarto álbum da cantora e compositora paulista Tulipa Ruiz chega a Curitiba pela primeira vez para um show “nude” no Paiol. Lançado em 2017, “TU” traz canções, nas palavras da própria artista, como se elas estivessem peladas, no formato voz, violão e poucas percussões.

- 11 de julho: Siba (PE)
O músico pernambucano Siba vem a Curitiba para o show de lançamento do seu terceiro álbum solo, que sairá neste semestre. Já é possível ouvir um gostinho do novo trabalho: no fim de fevereiro, lançou o single “Barato Pesado”. Siba fez parte do grupo Mestre Ambrósio e liderou o projeto Siba e a Fuloresta antes de lançar “Avante” (2012) e “De Baile Solto” (2015), discos de sua carreira individual.

- 15 de agosto: Duo + Dois: Duofel, Robertinho Silva e Carlos Malta (SP/RJ)
Neste projeto, a premiada dupla de violonistas Duofel convida dois consagrados músicos para um encontro de releituras e improvisações. No palco do Paiol, o percussionista Robertinho Silva, um dos principais nomes da percussão brasileira; e o multiinstrumentista Carlos Malta, conhecido como “escultor do vento” por sua performance com instrumentos de sopro, estarão reunidos para a estreia do projeto em Curitiba.

- 12 de setembro: Dow Raiz (Curitiba)
Revelação do hip hop nacional, o rapper curitibano Dow Raiz faz o show de lançamento de seu novo trabalho, “Danger”, no palco do Paiol, promovendo a mistura do rap com ritmos da cultura popular brasileira e influências africanas. Foi eleito pelo Prêmio Paraná Hip Hop como Destaque MC Solo em 2013, bem como vencedor da categoria Melhor Grupo e Disco do Ano, junto com o grupo Inthefinityvoz.

- 24 de outubro: Plutão já foi Planeta (RN)
Pela primeira vez em Curitiba, a banda Plutão já foi Planeta levará ao Paiol o repertório de seus dois primeiros discos, “Daqui pra Lá” (2014) e “A Última Palavra Feche a Porta” (2017). O quinteto esteve no palco do Lollapalooza em 2018 e foi vice-campeã do programa Superstar, da Rede Globo.

- 21 de novembro: Edgar (SP)
Edgar traz seu rap futurista pela primeira vez a Curitiba como parte da turnê de divulgação do álbum “Ultrassom” (2018). Ele começou costurando e vestindo lixo eletrônico para suas performances na rua e lançou um EP, um álbum e dois discos disponibilizados em formato de curta metragem. Sua voz, seu flow marcante e letras instigantes podem ser ouvidos também em discos de Elza Soares e Baiana System.

- 05 de dezembro: Bernardo Bravo (Curitiba)
Bernardo Soares Bravo traz a público o “Disco do Desassossego”, obra criada a partir do “Livro do Desassossego”, de Bernardo Soares. Por ter o mesmo nome do semi-heterônimo criado por Fernando Pessoa, ou por se confundir com ele, o disco foi criado a partir do mesmo processo do livro: de forma esparsa e lenta, quase oracular, tendo como pano de fundo a rotina de Bernardo Soares (Bravo). Paisagens da cidade trazidas para dentro de casa ou o coração à flor da pele no meio da rua.

- 19 de dezembro: Anelis Assumpção (SP)
Anelis Assumpção vem a Curitiba para o show de lançamento do seu terceiro álbum, “Taurina”, eleito pelo Prêmio Multishow como o melhor disco de 2018. A cantora e compositora mistura em seu trabalho vocais sensuais a arranjos irreverentes, pitadas de dub, afrobeat e grooves brasileiros. Seu disco anterior, “Amigos Imaginários” (2014), lhe rendeu o Prêmio Deezer de Artista do Ano, em 2014 e o prestigiado Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) como Melhor Artista Revelação, no ano de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário