segunda-feira, 15 de abril de 2019

Caixa Cultural recebe o concerto de assobios com clássicos do cancioneiro popular


A poesia de Manoel de Barros e clássicos do cancioneiro popular num recital intimista de voz e cordas. Essa é a proposta do artista pernambucano Gonzaga Leal – que vem pela primeira vez a Curitiba – com seu novo espetáculo “Concerto de Assobios” que acontece nesta terça-feira (16), às 20 horas, na Caixa Cultural Curitiba. O recital, que terá única apresentação, busca construir uma síntese dos mais significativos momentos de Manoel de Barros, um dos mais originais poetas brasileiros de todos os tempos. Leal será acompanhado pelo violeiro Cláudio Moura e com a participação especial dos músicos Aristide Rosa (violão) e Rafael Marques (bandolim).
Gonzaga Leal foi quem “costurou” música e poesia no roteiro do “Concerto de Assobios”. Ele partiu de um trabalho de pesquisa poética com toda a obra de Manoel de Barros e mais algumas entrevistas que ele colecionou e conciliou com o vasto repertório de músicas do cancioneiro popular.
Para o artista pernambucano, o poeta Manoel de Barros seguindo o exemplo de Oswald de Andrade de “ver com os olhos livres”, cria na sua poesia surpresas a partir do trivial das palavras e do mundo, nos levando para espaços novos da linguagem. Como nos versos: “Inventar aumenta o mundo” ou “Tem presença em mim o que me falta”, que estão no recital.
No palco Gonzaga conta ao público um pouco da personalidade do poeta: “Manoel gostava de ser chamado de Ma-no-el. Poeta de traço estilístico fortíssimo, que dá uma tonalidade muito pessoal e radical. Mas uma linguagem com alto grau de elaboração que, em alguns momentos, se avizinha de Guimarães Rosa. Em outros, o poema curto, o mínimo de palavras com o máximo de densidade. A concisão de um hai-kai”, descreve.
Leal explica que o “Concerto de Assobios” busca a fricção entre as matizes que permeiam a poesia de Manoel de Barros, através da interface com canções do repertório da tradição oral brasileira: “As canções e poesia presentes nesse recital expressam um sentimento do sagrado que só existe na grande poesia, neste caso a do Manoel de Barros, e nas canções serenadas do Brasil, que dialogam encantadoramente com o que nosso poeta nos propõe. Estão lá o lírico, o brejeiro, o ingênuo, o simples, o popular e o trivial”, finaliza.

Livre para todas as idades, o “Concerto de Assobios” acontece nesta terça-feira (16), às 20h. Os ingressos custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia, conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Mais informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário