segunda-feira, 19 de maio de 2014

Cinemateca apresenta Festival de Cinema Europeu

A Cinemateca de Curitiba apresenta de 20 a 25 de maio o Festival de Cinema Europeu, com exibição de filmes de 15 países, com o objetivo de promover a cultura europeia no Brasil. A maioria dos filmes tem como tema o esporte, e muitos são sobre futebol. A mostra é promovida pela Delegação da União Europeia no Brasil para celebrar a passagem do Dia da Europa – 9 de maio – instituído em 2004 para marcar a paz e a unidade no continente.
A data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman, apresentada em Paris, em 1950, em discurso de Robert Schuman, então ministro de Negócios Estrangeiros da França. Na declaração, Schuman propôs uma nova forma de cooperação política para a Europa, que tornaria impensável uma nova guerra entre os países europeus. A declaração é considerada o início do que é hoje a União Europeia.
A Delegação da União Europeia, EUNIC – European Union National Institutes for Culture, é representada no Brasil pelo Instituto Gœthe, Cultura Inglesa, Instituto Cultural da Dinamarca, Instituto Cervantes, Aliança Francesa, Instituto Camões e Embaixadas de países membros da UE. Confira a programação:

Terça-feira, dia 20

14h – A Quadra dos Sem-Teto, de Kasia Adamik. Polônia
16h – Alma em Paz, de Vladmir Balko. Eslováquia
18h – A Copa Esquecida, de Filippo Macelloni e Lorenzo Garzella. Itália (2011)
20h – Lições de um Sonho, de Sebastian Grobler. Alemanha (2011)

Quarta-feira, dia 21

14h – Altos e baixos, de Jan Hřebejk. República Tcheca
16h – Peterka: o ano da decisão, de Vlado Skafar. Eslovênia (2003)
18h – Lições de um Sonho, de Sebastian Grobler. Alemanha (2011)
20h – A Copa Esquecida, de Filippo Macelloni e Lorenzo Garzella. Itália (2011)

Quinta-feira, dia 22

14h – Jogada Decisiva, de Jan Verheyen e Pieter Van Lees. Bélgica (2005)
16h – A Maratona, de Diederick Koopal. Holanda (2012)
18h – Mount St. Elias, de Gerald Salmina. Áustria (2009)
20h – Dias de Futebol, de David Serrano. Espanha (2003)

Sexta-feira, dia 23

14h – A Maratona, de Diederick Koopal. Holanda (2012)
16h – Avalon, de Axel Petersén. Suécia (2011)
18h – Dias de Futebol, de David Serrano. Espanha (2003)
20h – Nas Cordas, de Magaly Richard-Serrano. França (2007)

Sábado, dia 24

14h – Fintar o Destino, de Fernando Vendrell. Portugal (1997)
16h – Peterka: o ano da decisão, de Vlado Skafar. Eslovênia (2003).
18h – Nas Cordas, de Magaly Richard-Serrano. França (2007)
20h – Lançamento de livro e palestra com Andrzej Bukowinski. Polônia.

Domingo, dia 25

14h – Mount St. Elias, de Gerald Salmina. Áustria (2009)
16h – Superclássico, de Ole Christian Madsen. Dinamarca (2011)
18h – Altos e baixos, de Jan Hřebejk. República Tcheca
20h – Sangue nas Águas, de Krisztina Goda. Hungria (2006)

Sinopses:

A MARATONA - Holanda 2012, 110 min, comédia dramática, 10 anos
Gerard, Leo, Kees e Nico são quatro melhores amigos que trabalham juntos na oficina de Gerard. Mas o negócio não está indo tão bem, por isso, os quatro amigos tiveram a brilhante ideia de encontrar um patrocinador disposto a pagar para eles correrem a Maratona de Roterdã, e dessa forma, eles podem salvar a garagem da falência. No entanto, para os quatro amigos há muito mais em jogo…

A COPA ESQUECIDA - Itália, 2011, 93 min, documentário, livre
Graças a longos anos de paciência e trabalho, movendo-se em uma zona nebulosa da história do futebol e da própria história do século XX, jogando no confim entre o estilo rigoroso do documentário e o espírito do cinema, o filme conta as aventuras da Copa do Mundo de Futebol de 1942, nunca reconhecida pelos órgãos oficiais, permanecendo por décadas envolvida pelas lendas sem que se tomasse conhecimento de quem fosse o vencedor.

A QUADRA DOS SEM-TETO - Polônia, 2008, 119 min, drama, 16 anos
Após perder tudo na vida, Jacek, ex-jogador da seleção polonesa de futebol, acaba na rua. Conhece um grupo de sem-teto que o convence a tornar-se técnico de um inusitado time composto por um ex-cosmonauta ucraniano, um antigo padre alcoólatra, um mineiro desempregado, um banqueiro com paranoia e muitos outros desabrigados, igualmente despreparados. A Estação Central de Varsóvia vira um campo de treinamento para o incomum grupo de jogadores que sonham em participar da Copa do Mundo dos Sem-teto.

ALTOS E BAIXOS - República Tcheca, 2004, 108min, comédia dramática, 14 anos
Comédia tragicômica sobre pessoas comuns sobre o amor, amizade, família e valores. História dramática de xenofobia, o medo de desconhecido, a sensação de ameaça que desperta o demônio do racismo é apresentada por grupo de torcedores de futebol. Filme do premiado diretor Jan Hřebejk, foi eleito o melhor filme da República Tcheca de 2004.

APENAS UMA VEZ - Irlanda, 2006, 85 min, musical, 16 anos
Um musical sincero e honesto, Apenas Uma Vez vê o esforçado músico ‘Guy’ (Glen Hansard) e a migrante trabalhadora ‘Girl’ (Marketa Irglová) se apaixonarem por meio da paixão em comum pela música. Este encontro se dá nas ruas de Dublin onde ‘Guy’ toca para ganhar a vida. O par viaja pela cidade a pé, de ônibus e de moto, formando uma conexão enquanto tocam suas canções. Sentindo que têm potencial para trabalhar em dupla, a dupla tenta produzir uma gravação, mesmo achando que seu crescente relacionamento tem que ir mais devagar em função das complicações românticas do passado de um e do outro. Caracterizado por um sentimento sincero, o maior trunfo de Apenas Uma Vez está na atuação dos dois músicos como os personagens principais. A atuação musical de Hansard e Irglová é o destaque em movimento de um filme profundamente emocionante. O filme ganhou o Oscar de Melhor Canção Original.

AVALON - Suécia, 2012, 79 min, drama, 12 anos
- Janne, um promoter de festas de 60 anos, que pretende administrar uma boate durante o maior torneio de tênis na Suécia, está passando tempo com sua irmã, a recentemente divorciada, Jackie. Quando um acidente muda tudo, Janne, pressionado por pessoas próximas a ele, embarca numa procura desesperada por uma saída.

DIAS DE FUTEBOL - Espanha, 2003, 118 min, comédia, 14 anos
Jorge tem 30 anos e acha que não tem como sua vida ficar pior. Seu trabalho o deprime e sua namorada o abandona quando ele a pede em casamento. Ramón luta contra a alopecia e Gonzalo já leva um bom tempo estudando Direito e procurando uma namorada. Carlos almeja ser um grande ator e tem apenas um pequeno papel em um comercial de televenda. Miguel é policial e pai de família, mas o seu sonho é ser cantor. O único que parece ter sua vida sob controle é Antonio, mas ele está apenas saindo da cadeia. Este grupo de amigos acha que chegou a hora de mudar suas vidas e a única solução que encontram é a de montar novamente o time de futebol que tinham quando jovens, e, por fim, ganhar alguma coisa na vida, mesmo que seja apenas um troféu.

FINTAR O DESTINO - Portugal, 1998, 85 min, drama, 12 anos
A vida correu demasiado depressa para Mané. Ao passar dos 50 anos, assiste impotente ao lento sacrifício dos seus ideais. Lucy, sua mulher, prendeu-o num quotidiano familiar. O trabalho numa pequena tasca de comércio desgastou-o. Os sonhos esvaíram-se na aridez dos campos de terra batida do Mindelo. Caído no esquecimento, do seu passado de grande jogador do Mindelense, nas Ilhas de Cabo Verde, resta-lhe a paixão de conhecidos, vizinhos e amigos: “Ele foi importante”, “Foi o maior goleiro de Cabo-Verde”, “Podia ter jogado no Benfica!” Mané recusa-se a perder o estatuto de herói. Ao treinar uma equipe juvenil, revê-se em Kalu, um jovem talentoso e rebelde. Uma vertigem de pensamentos empurra-o; também ele fora jovem, tivera oportunidades, sentira o aguilhão do amor e desperdiçara a sua chama. Uma bola de couro gasto cintila novamente nas suas mãos. O Benfica, seu clube de sempre, chama-o para o final da Taça de Portugal. Inconformado, Mané vai partir, vai lutar e vai ganhar contra todos os impossíveis. A longínqua Lisboa é o cais dos seus sonhos, a sua imaginação é um rio grande que alimenta a terra e desagua no mar.

JOGADA DECISIVA - Bélgica, 2005, 90 min, drama, livre
Todos os finais de semana, dezenas de pais orgulhosos e ansiosos torcem por seus filhos nos jogos de futebol. Um deles é Bert, fã incondicional do jogador brasileiro, Garrincha, que se sente mais que feliz porque seu filho Gilles, de 12 anos, tem talento nato para o esporte que tanto ama. Além de ser pai e fã, Bert é também seu treinador pessoal, cujo maior sonho é vê-lo jogar como seu ídolo, que, em espírito, tem uma participação no filme. O maior sonho de Gilles é entrar um dia em campo com a camisa da seleção de seu país. Mas Bert falece e, de repente, Gilles passa a ter a árdua tarefa de encontrar “sozinho” o seu devido lugar em sua nova vida. Buitenspel é um filme encantador que fala sobre espiritualidade, decisões, sonhos e, principalmente, de amor!

LIÇÕES DE UM SONHO - Alemanha, 2011, 113 min, drama, livre
Apoiado na história real do professor e pioneiro do futebol, Konrad Koch, o filme “Lições de um Sonho” relata sobre os primórdios do futebol na Alemanha e sobre uma turma de escola que acaba por se tornar um verdadeiro time, quando seu novo professor a contagia com a febre do futebol. A viagem no tempo leva a uma época em que “disciplina e ordem” ainda era o lema dominante nas escolas e o futebol era chamado de “doença inglesa” pela mídia.

MOUNT SAINT ELIAS - Áustria, 2009, 101 min, documentario, 10 anos
Um documentário dramático e deslumbrante que acompanha três dos melhores alpinistas esquiadores do mundo até o Monte St. Elias, em sua tentativa de realizar o maior percurso de esqui do planeta. Em meio à perigosa beleza do Alasca, o Monte St. Elias propicia aos protagonistas uma experiência extrema, de limite absoluto, onde a pressão física e mental atinge níveis sem precedentes. Os atletas se encontram em situações onde não há diferença alguma entre o heroísmo e a loucura. Situações que muitas vezes só podem ser dominadas através da eliminação, quase que completa, da razão, onde a coragem e a confiança na luta contra a sua própria psique são suas únicas guias

NAS CORDAS - França, 2007, 93 min, drama, 12 anos
O filme conta a história de Joseph, um treinador de boxe que ensinou o esporte para sua filha e sua sobrinha desde que elas eram crianças. Mas hoje aos 18 anos, Angie e Sandra, criadas como irmãs, vão se confrontar na final do campeonato francês de boxe. Os três vivem envolvidos na paixão pelo esporte, e agora uma rivalidade perigosa começa a surgir entre as duas no ringue e na vida, alterando todo o equilíbrio familiar.

O ATACANTE COM A CAMISA Nº 9 - Grécia, 1989, 121 min, drama, 16 anos
Vasilis Seretis é um grande talento do futebol, que joga numa equipe do interior. Quando descoberto pelas maiores times do país vira de repente uma lenda popular. O filme observa sua ascensão e seu declínio paralelamente com as suas histórias amorosas e as lições de vida que ele aprende durante essa trajetória.

PETERKA: O ANO DA DECISÃO - Eslovênia, 2003, 120min, documentario, 12 anos
O filme acompanha um ano na vida de Primoz Peterka, um dos maiores campeões eslovenos e ídolo, duas vezes ganhador da Copa do Mundo de Saltos de Esquis e Vôo em esquis. No ano em que muitos momentos decisivos surgiram na vida desse jovem esportista, como a tentativa de reafirmação no esporte, o nascimento de uma criança, a aquisição de uma nova casa… Acompanhamos as atividades, a forma de pensar, de sentir, tanto no esporte quanto na vida pessoal, além dos pensamentos e sentimentos das pessoas mais próximas.

SANGUE NAS ÁGUAS - Hungria, 2006, 120 min, drama, 16 anos
Em outubro de 1956 os tanques do exército da União Soviética arrasam a revolução da Hungria. Um mês depois as equipes dos dois países se enfrentam no final do torneio de polo aquático dos Jogos Olímpicos de Melbourne, numa disputa violenta. Filme inspirado em acontecimentos reais.

SUPERCLÁSSICO - Dinamarca, 2011, 99 min, comedia, 12 anos
Anna mudou-se para Buenos Aires para viver seu sonho de se tornar uma agente de esportes e acaba por se apaixonar pela maior estrela do futebol argentino. Ao invés de encaminhar os papéis do divórcio por correio, seu marido decide voar com seu filho adolescente para entregá-los pessoalmente, esperando secretamente reconquistar sua mulher e sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário