quarta-feira, 28 de maio de 2014

Kaká e Juninho Pernambucano convocam população para combate à exploração sexual infantil

Ídolos do futebol brasileiro, Kaká e Juninho Pernambucano são os garotos-propagandas da campanha “Não Desvie o Olhar”, de combate e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. Contando ainda com a participação do comentarista e ex-árbitro Arnaldo Cezar Coelho e da atriz Taís Araújo, a campanha internacional (já em veiculação em 16 países) foi lançada oficialmente em Curitiba nesta quarta-feira (28).
Aqui, a campanha é realizada pela Prefeitura de Curitiba e Fundação de Ação Social (FAS), em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e Conselho Nacional do Sesi. A campanha está sendo realizada em todas as cidades-sede da Copa do Mundo.
Segundo o prefeito Gustavo Fruet, é importante aproveitar a visibilidade de um megaevento como a Copa para reforçar ações de prevenção e combate. “Realizar um evento desta grandiosidade com transparência, pensando estrategicamente a cidade e o aspecto social é importante para mobilizar a sociedade e mostrar que aqui a tolerância é zero contra crimes contra nossas crianças e adolescentes”, salientou.
Neste ano, em função da Copa, há uma estratégia mais abrangente de comunicação para a proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Sentimos a necessidade de reforçar a nossa rede de proteção e a ideia é realmente escalar todos os cidadãos para o time que combate à violação de direitos das nossas crianças e adolescentes”, explica a presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet.
De acordo com estimativas do Ministério do Turismo, durante o período em que o país recebe a Copa do Mundo, cerca de 600 mil turistas estrangeiros irão desembarcar no Brasil. “Por isso vamos intensificar as ações da campanha nos aeroportos, rodoviárias e onde existir um grande fluxo de pessoas”, detalhou a gerente de operações do Sesi-PR, Maria Aparecida Lopes.
As peças publicitárias estarão por toda Curitiba, nas quais o jogador Alex, do Coritiba, se tornou o embaixador da campanha. Além do jogador, redes de hotéis (Associação Brasileira das Indústria de Hotéis do Paraná), bares e restaurantes (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Paraná) e motoristas de táxis (Associação das Centrais de  Rádio Táxi de Curitiba) também serão multiplicadores da campanha. O Instituto GRPCom é um dos apoiadores locais da campanha.

Denúncias - Os casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes podem ser denunciados através do Disque 100 ou do telefone 156, da Prefeitura de Curitiba.
De acordo com a superintendente de planejamento da FAS, Jucimeri Silveira, o aumento no número de denúncias significa uma sociedade mais sensibilizada com o tema. “O Paraná é o 15º estado no ranking de denúncias. Quando há a comunicação de casos suspeitos, isso garante a investigação e principalmente a preservação dos direitos das crianças e adolescentes”, explicou.
Segundo ela, atualmente 80 crianças e adolescentes estão em situação de acolhimento em Curitiba por denúncias de abuso ou exploração sexual. “Aqui na capital temos a tradição de uma rede de proteção que trabalha com sinais de alerta no comportamento das crianças e adolescentes. Mesmo assim, é fundamental a atenção de toda a sociedade, afinal a responsabilidade e compromisso de proteção é de todos”, reforçou.
Curitiba também conta com o programa Curitiba Protege, que prevê ações para o aumento de denúncias, capacitação permanente para os profissionais que compõem a rede de proteção e desenvolvimento permanente de novas ações de prevenção e enfrentamento.

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