Uma
mostra com 15 filmes de um diretor para quem a imagem não é mais do que sedução,
miragem. Na retrospectiva "Brian de Palma: 24 Mentiras por Segundo",
em cartaz na Caixa Cultural Curitiba, nada é o que parece - tampouco o que não
parece. Até domingo, a mostra apresenta um recorte com boa parte da produção de
29 longas-metragens do diretor de filmes como "Scarface", "Os
Intocáveis" e "Missão Impossível".
Quem
for à mostra com a expectativa de rever estes três filmes, entretanto, vai se
decepcionar. O evento organizado pela produtora curitibana Tu i Tam Filmes
propõe um recorte bem mais ousado: exibir trabalhos marginais, subestimados e
ignorados, que conseguiram conciliar a liberdade criativa radical com os
parâmetros exigidos pela indústria hollywoodiana – o que não foi exatamente um
desafio para o curador, o crítico de cinema João Toledo. “A ameaça de se tornar
uma ‘vítima’ do sistema, como Orson Welles, não fez com que ele cedesse à
indústria, mas que a driblasse com seu cinema desviante”, explica o curador.
Toledo
defende que De Palma lança mão de truques, ao mesmo tempo baratos e
sofisticados, para desmitificar a crença ingênua nas aparências, o que faria
dele um dos cineastas mais frontalmente políticos e críticos do status quo que
a indústria hollywoodiana já abrigou. A formação do diretor coincidiu com um
período de insegurança política nos Estados Unidos, em que havia o temor da
convocação para lutar no Vietnã. “Toda essa turbulência política e o clima de
paranoia e desconfiança marcaram profundamente o cineasta”, conta o curador,
citando questões frequentes em seus filmes, como manipulação, mentira,
conspirações, voyeurismo, disfarces, perucas, fantasmas, duplos, montagens,
inversões, morte e imagem.
Verve
política - O estilo excessivo, a obsessão pelo thriller hitchcockiano, a
reflexividade, as citações cinéfilas e o gosto por manipular imagens sempre
foram muito discutidos pela crítica, que costuma desprezar a verve abertamente
política do cineasta – marcante em dois de seus primeiros filmes. Em Saudações,
de 1968, três amigos tentam encontrar formas de escapar da Guerra do
Vietnã. Em Olá, mamãe!, de 1970, o
personagem de Robert de Niro no primeiro filme volta do front e passa a ganhar
a vida vendendo filmes pornográficos de mulheres que ele espia de seu
apartamento. “É no humor subversivo dessas primeiras comédias que encontramos a
singularidade estilística e o significado da politização em De Palma ”, afirma Victor
Guimarães, crítico da revista Cinética que participa dos debates da
mostra.
Bate-papo
- Para refletir sobre esse cinema capaz de satisfazer produtores, grande
público, espectadores mais exigentes e crítica especializada, foram convidados
cinco críticos de cinema para conversar com o público sobre aspectos da obra de
De Palma revelados na última sessão de cada dia da mostra. O filme de abertura,
o recente "Guerra Sem Cortes", de 2007, será comentado pelo crítico
de cinema do jornal O Globo Ruy Gardnier, fundador da revista eletrônica
Contracampo. Nos outros dias, o debate será comandado por Nikola Matevski,
Victor Guimarães, Francis Vogner dos Reis e Marcelo Miranda, respectivamente.
Programação
Quarta-feira,
21 de maio
16h
- A fogueira das vaidades (The bonfire of the vanities, 1990, 125', 14 anos)
18h
- Olhos de serpente (Snake eyes, 1998, 98', 14 anos)
20h
- Guerra sem cortes (Redacted, 2007, 90', 16 anos)
(Sessão
seguida de debate com o crítico Ruy Gardnier)
Quinta-feira,
22 de maio
16h
- Carrie, a estranha (Carrie, 1976, 98', 16 anos)
18h
- A fúria (The fury, 1978, 118', 16 anos)
20h
- Fantasma do paraíso (Phantom of paradise, 1974, 92', 16 anos)
(Sessão
seguida de debate com o crítico Nikola Matevski)
Sexta-feira,
23 de maio
16h
- O homem de duas vidas (Get to know your rabbit, 1972, 91', 14 anos)
18h
- Saudações (Greetings, 1968, 88', 14 anos)
20h
- Olá, mamãe! (Hi, mom!, 1970, 87', 14 anos)
(Sessão
seguida de debate com o crítico Victor Guimarães)
Sábado,
24 de maio
16h
- Vestida para matar (Dressed to Kill, 1980, 105', 14 anos)
18h
- Um tiro na noite (Blow out, 1981, 105', 18 anos)
20h
- Dublê de corpo (Body double, 1984, 114', 14 anos)
(Sessão
seguida de debate com o crítico Francis Vogner dos Reis)
Domingo,
25 de maio
16:00
- Trágica obsessão (Obsession, 1976, 98’ , 14 anos)
18:00
- Síndrome de Caim (Raising Cain, 1992, 91’ , 16 anos)
20:00
- Irmãs diabólicas (Sisters, 1973, 93’ ,
16 anos)
(Sessão
seguida de debate com o crítico Marcelo Miranda)
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