quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná traz peças do período Romântico para o Guairão


Domingo, dia 11, às 10h30, no Guairão, a Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta o concerto “Juntos, Porém Sozinhos”. O paradoxo do nome reflete bem o espírito Romântico do concerto, época em que grandes amores impossíveis, romances épicos e tragédias eram um tema frequente nas artes.
A primeira obra do programa é a “Sinfonia Espanhola”, de Édouard Lalo. Apesar do nome, a peça, na verdade, tem nacionalidade francesa e é considerada um concerto para violino, não uma sinfonia. A “Sinfonia Espanhola” faz referências aos ritmos ibéricos e, apesar do destaque para o violino, exige muito da orquestra sinfônica. Composta em 1875, Lalo a dedicou ao célebre violinista Pablo Sarasate, que também foi o primeiro a executá-la em público.
No concerto da OSP, o violino solo da “Sinfonia Espanhola” ficará nas mãos de Winston Ramalho, violinista curitibano que já participou de outros concertos como convidado da OSP, incluindo o encerramento do 2º Violinfestspiele Brazil, realizado durante a Temporada 2018.
Durante a segunda parte da apresentação, a orquestra apresentará a “Sinfonia nº 4”, de Schubert, também conhecida como “Trágica”. Schubert foi um dos principais compositores do período Romântico alemão. A “Sinfonia nº 4” foi composta em menos de um mês, quando o músico tinha apenas 19 anos, no entanto só foi apresentada ao público vinte anos após a morte do compositor.
A regência de “Juntos, Porém Sozinhos” será do maestro convidado Tobias Volkmann. Regente da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro entre 2012 e 2018, ele já trabalhou com a Petrobras Sinfônica, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfónica do Chile e outras orquestras na Finlândia, Armênia, Rússia e Ucrânia.

Os ingressos para o concerto estão à venda na bilheteria do Teatro Guaíra ou pelo Disk Ingressos. Os valores são de R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário