quarta-feira, 5 de junho de 2013

Orkestra Rumpilezz abre programa “Cultura na Rua”

A Orkestra Rumpilezz, big band instrumental baiana de percussão e sopros criada pelo maestro Letieres Leite, será a primeira convidada do programa “Cultura na Rua”. A iniciativa, capitaneada pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), levará atrações artísticas para espaços públicos da cidade. A primeira apresentação acontece no dia 8 de junho, às 13h, na Boca Maldita, no centro de Curitiba, com o apoio da Petrobras.
 O “Cultura na Rua” vem como resposta a uma demanda de ofertar eventos de qualidade fora de teatros e espaços culturais. Assim, damos oportunidade para um público que normalmente não tem acesso a esses artistas”, explica o presidente da FCC, Marcos Cordiolli. Ele lembra ainda que o programa sempre abrirá espaço para atrações locais. Esta primeira edição terá a participação da Banda Cultura Racional, que se apresenta às 15h, na Travessa Oliveira Belo. O grupo, com quase 40 integrantes, tem em seu repertório hinos cívicos e temas referentes à cultura racional.

Afro + Jazz – Criada em 2006, a Orkestra Rumpilezz tem raízes rítmicas afro-baianas marcadas pela influência do jazz em sua construção harmônica. Suas composições, concebidas a partir das claves e desenhos rítmicos do universo percussivo baiano, têm como referência histórico-musical as grandes agremiações percussivas como o Ilê Aiyê e Olodum, os sambas do Recôncavo e o culto sagrado afro-baiano do candomblé.
O nome da banda, formada por 20 músicos, surgiu, aliás, da fusão dos três atabaques do candomblé (rum, rumpi e le) ao jazz. Em formato de big band, a Orkestra tem em sua estrutura musical quatro músicos de percussão (surdos, timbaus, caixa, agogô, pandeiro e caxixi), 14 músicos de sopro (quatro trompetes, quatro trombones, quatro flautas, dois sax alto, dois sax tenor, dois sax soprano, um sax barítono e uma tuba) e um alabê (atabaques).
O grupo desponta como expoente no cenário musical brasileiro e internacional, sendo considerado pelos críticos como uma “verdadeira ruptura nas barreiras da música instrumental”. Venceu o Prêmio Bravo! como Melhor Álbum Popular, e o Prêmio da Música Brasileira como Revelação do Ano e Melhor Grupo Instrumental.  A Orkestra Rumpilezz se apresentou em Curitiba no encerramento da 30ª Oficina de Música, em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário