O mês de julho, que normalmente já é um
bom período para o turismo de Curitiba, neste ano contou com aumento
considerável no número de visitantes. A rede hoteleira registrou um crescimento
médio de 20 a 22 pontos percentuais na taxa de ocupação dos hotéis.
De acordo com a Associação Brasileira
da Indústria de Hotéis (ABIH), secção Paraná, a taxa de ocupação dos leitos de
hotéis da capital, que em julho de 2012 foi de 55%, neste ano oscilou entre 75%
e 77%.
Outro indicador que aponta o
crescimento é o número de embarques da Linha Turismo, que cresceu 2,6% em
relação a julho de 2012, segundo dados da Urbs e do Instituto Municipal de
Turismo (CTur).
O Jardim Botânico continua sendo o
lugar mais visitado em Curitiba por turistas e moradores, segundo levantamento
realizado em julho pelo Ctur. Em segundo lugar está a Ópera de Arame/Pedreira
Paulo Leminsk,i seguida da Praça Tiradentes, Parque Tanguá e Museu Oscar
Niemeyer.
A grande maioria dos visitantes é do
estado de São Paulo (33,6%). Depois aparecem os paranaenses do interior
(11,6%). Os turistas gastam em média R$ 282,13 por dia e permanecem cinco dias
na cidade. O meio de transporte utilizado para chegar em Curitiba é
preferencialmente avião (63,9%).
O perfil do visitante, no mês de julho,
é predominantemente de pessoas em férias, passeando com a família,
diferentemente dos demais meses do ano, nos quais predomina o turismo de
negócios.
Atrações - A realização do 1º Festival
de Inverno de Curitiba, aliada a outras iniciativas do setor privado, que
tiveram apoio da administração municipal, foram indutores o crescimento do
setor em julho. “A união do público e privado, formando parcerias e criando
programações de lazer e cultura, é importantíssima para atrair visitantes e
desenvolver o turismo em nossa cidade”, afirmou o presidente do CTur, Paulo
Colnaghi.
O Festival de Inverno de Curitiba se
estendeu de 1º a 31 de julho e contou com a participação de bares, restaurantes
e hotéis que ofereceram diversas atrações gastronômicas, shows musicais e
descontos em diárias e para compras aos moradores locais e turistas. O evento
surgiu com a pretensão de consolidar a capital paranaense como um bom destino
turístico nesta época do ano, servindo para movimentar a economia local e fazer
com que a cidade tenha atrações para turistas e moradores durante todas as
estações. O Festival foi organizado pelo Curitiba Convention & Visitors
Bureau (CCVB) com o apoio do Ctur e parcerias com Abrasel, Sebrae, Rede
Empresarial Rotas do Pinhão, IPCC e Fundação Cultural de Curitiba.
O Festival de Inverno do Centro
Histórico, iniciativa dos empresários da região, também colaborou para
movimentar ainda mais a cidade.
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