terça-feira, 2 de julho de 2013

“Noite Luz” sobre o palco da Caixa Cultural

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, na próxima quarta-feira (3), 20h, o quadrinho “Noite Luz”, de Marcelo d’Salete, no projeto Cena HQ. A sessão conta com a direção de leitura cênica por Guenia Lemos e atuações de Simone Magalhães, Vida Santos, Cleydson Nascimento e Nawbert Cordeiro. Após a sessão, o público participa ainda, de um bate-papo com os realizadores.
Na obra “Noite Luz”, todos estão mortos e o protagonista é um onipresente sentimento de fatalidade, nas pessoas que vagam pela noite, pelas ruas ou que estão presas às suas condições sociais. A intenção da HQ é discutir a violência, a urbanidade e a possível fantasmagoria das pessoas nas grandes cidades.
Os desenhos de Marcelo d'Salete já tinham chamado atenção, desde a revista “Graffiti 76% Quadrinhos”. Seu traço é uma síntese esquemática e artística do mundo ao redor - ou do mundo que ele resolveu retratar -, e essa síntese só é construída com um poder de observação muito apurado. Elegância e solidão estão presentes em seus desenhos.
Apesar da temática, que é a realidade urbana brasileira da grande maioria desfavorecida, e que muitas vezes resvala para a marginalidade crua e simples, a arte de Marcelo não é marginal. Ele dispensa, com muita propriedade, o fascínio infantil pela escatologia, comum em publicações "marginais" incomuns nas prateleiras das livrarias. Em “Noite Luz”, vemos a maturidade de um mundo adulto e a visão adulta desse mundo. A obra foi editada pela Via Lettera e foi indicada em várias categorias no Troféu HQ Mix, principal premiação de quadrinhos no Brasil.

O ingresso corresponde a um livro não-didático ou um livro de quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário