terça-feira, 2 de julho de 2013

Canja de Viola é referência da cultura popular em Curitiba

Os domingos ficam mais animados com o Canja de Viola, um dos mais tradicionais programas de música sertaneja da cidade, mantido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC). O som dos violeiros curitibanos e da Região Metropolitana, leva ao TUC – Teatro Universitário de Curitiba a verdadeira música de raiz. O encontro começa sempre às 14h e o ingresso custa R$ 2,00.
O Canja de Viola transformou o TUC, na Galeria Júlio Moreira (Setor Histórico), numa referência da cultura popular. Com mais de 20 anos de existência, o espetáculo sempre teve casa cheia e revelou talentos da nossa música de raiz. O reconhecimento da importância do programa pode ser medido pela repercussão dos shows, que também aconteceram no Teatro Guaíra e na Ópera de Arame e tiveram apresentações nas cidades de Foz do Iguaçu e Paranaguá.
Criado por Francisco Eduardo Pires Modesto, o Paquito, diretor do TUC por muitos anos e falecido em dezembro de 2004, o Canja de Viola contabiliza a participação de mais de três mil duplas musicais, além de centenas de violeiros de toda a Região Metropolitana. Muitos desses músicos, que iniciaram a carreira no TUC, hoje são convidados para animar festas e comemorações. Paquito atribuía o sucesso da iniciativa à quebra do preconceito em relação às manifestações populares, que estão impregnadas de um profundo valor cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário