Alfreli Amaral, Antonio Altair, Eridon
Araújo e Augusto Sampaio são apaixonados pelas músicas dos Beatles. Com
afinidades e objetivos comuns, os quatro curitibanos se reuniram e formaram a banda
Beatles Machine. O grupo é um dos convidados do Terra Canção, programa da TV
e-Paraná (canal 9), que vai ao ar nesta terça-feira (3), às 22h. O outro
convidado é o músico gaúcho Vicente Ferri. A reprise é no sábado (7), às 16h.
A Beatles Machine ganhou fama nacional
entre os covers por se manter a mais fiel possível ao grupo britânico: não tem
backtracks, playbacks ou músicos de apoio em suas apresentações. São quatro
músicos executando os sucessos da banda original de Liverpool. Para alcançar
ainda mais a fidelidade nos timbres usam instrumentos e amplificadores raros
iguais aos que os Beatles usavam. Esses aparelhos já são atrações entre os
beatlemaníacos que vão aos shows. “Encontramos a sonoridade ideal para que se
possa fechar os olhos e voltar ao passado nessas músicas que revolucionaram os
hábitos e costumes de uma época”, diz o grupo. Para tudo isso, o arranjador
Alfreli toca guitarra, solo, teclados, harmônica e muitas vezes mais de dois
instrumentos ao mesmo tempo.
Os quatro músicos por paixão no dia a
dia encaram jornada de trabalho como profissionais liberais (médicos e
empresários) e dedicam horas de estudos sobre o som dos Beatles e em ensaios
prolongados para apresentações em teatros, shows locais, estaduais, nacionais e
internacionais.
LITERATURA - No programa e-Cultura
(Canal 9) desta quarta-feira (4), às 18h30, o quadro Fragmentos, apresentado
por Adilson Fabris, fala sobre o livro O Jogo da Amarelinha, do escritor
argentino Julio Cortázar. Considerado pela crítica especializada um dos 100
livros fundamentais do século 20, o romance chamou a atenção das vanguardas
europeias para a literatura produzida na América do Sul. Cortázar, um dos
expoentes da literatura fantástica, extrapolou os limites da técnica narrativa,
criando uma trama com mil encaminhamentos possíveis.
O e-Cultura conversa também com o
escritor Nicholas Sparks, que veio a Curitiba para uma noite de autógrafos de
seu último livro “Uma longa jornada”.
O programa terá ainda uma entrevista
com o músico Rapha Moraes, da banda curitibana Nuvem, que começa carreira solo,
e a exibição do clipe Eliza, da cantora inglesa Anna Calvi. A canção está no CD
One Breath, que será lançado em outubro.
ORQUESTRA - Quinta-feira (5) é dia do
programa e-Espetáculo, a partir das 22h. A TV e-Paraná vai exibir a
apresentação da Orquestra de Baixos, um grupo surgido em 2006 e de lá para cá
vem crescendo com técnica e ousadia.
A proposta da orquestra é apresentar os
mais diversos tipos de música apenas por baixos elétricos e acústicos. O
repertório é amplo e variado, passando pelo barroco, clássico e contemporâneo,
além de jazz, samba e baião.
Com sete anos de estrada, o grupo vem
popularizando este instrumento, além de contribuir para a formação de novas
plateias pelo caráter inovador e original. A orquestra é formada por Ariadne
Melchioretto, Fernando Schubert, Gustavo Slomp, Thiago Duarte e Flávio Lira. A
reprise é no domingo (8), às 18h.
A programação da TV e-Paraná pode ser
assistida pela internet, no site www.rtve.pr.gov.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário