A Fundação Cultural de Curitiba, em parceria com a classe teatral, promove em março o Circuito de Teatro – Curitiba 320 Anos, um presente para a cidade no mês do seu aniversário. O circuito reúne lançamentos de livros, leitura dramática e espetáculos com entrada gratuita.
Dez espetáculos teatrais, para crianças e adultos, com temporada em diversos espaços culturais, compõem o circuito. Já no próximo final de semana, duas peças estarão em cartaz: “A Queda”, texto dramático baseado no livro do escritor Albert Camus, sobre a trajetória pessoal de um advogado bem sucedido, e “Eu caso, tu casas, eles se separam”, comédia que traz situações cômicas sobre a relação homem e mulher, com cenas que retratam com humor e inteligência da vida de casado.
De acordo com o coordenador de Teatro da Fundação Cultural de Curitiba, Clóvis Severo, os artistas aderiram à proposta e, com isso, dão oportunidade à população de conhecer a produção curitibana e apreciar gratuitamente peças de teatro de qualidade. O circuito inclui também o lançamento de duas importantes obras para a classe artística paranaense: o Anuário do Teatro Curitibano 2008, 2009, 2010 e 2011 – Versão Digital e Dramaturgias Curitibanas 2011/2012.
No dia do aniversário, 29 de março, a Fundação Cultural de Curitiba disponibilizará em sua página na internet quatro edições dos Anuários de Teatro, inclusive o de 2011, que é inédito. Toda a coleção, a partir do primeiro anuário (de 2001), ganhará sua versão digital. A publicação no site será feita em etapas, de forma que até o final deste ano todos os anuários estejam disponibilizados à classe artística e ao público. Os Anuários de Teatro, elaborados pela Fundação Cultural de Curitiba, são uma importante referência das artes cênicas na capital, pois são o registro de tudo o que foi levado aos palcos da cidade, com sinopses, fotografias e ficha técnica completa dos espetáculos.
Outro presente para a cidade é o lançamento do livro “Dramaturgias Curitibanas 2011/2012”, que contém seis textos de autores de teatro curitibanos. Eles foram selecionados pelo Edital Oraci Gemba – Fomento em Literatura Dramática (do Fundo Municipal da Cultura). Essa é a quarta edição da publicação que, dessa vez, inclui os textos “23 de Setembro”, de Diego Fortes, “Otto e Maria”, de Enéas Lour, “Encontros Diários”, de Lígia Souza Oliveira, “Medeia”, de Luiz Felipe Leprevost, “Miguel Bakun, Sua Natureza...”, de Luiz Roberto Meira e “O Beijo”, de Silvia Monteiro.
Veja a programação completa do Circuito de Teatro – Curitiba 320 Anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário