“O Caminho dos Girassóis”, peça com
direção e texto de Fátima Ortiz e premiada no edital Oraci Gemba da Fundação
Cultural de Curitiba, estreia no sábado (7), no Teatro José Maria Santos.
O espetáculo aborda a beleza do
crescimento das crianças, a descoberta lúdica do mundo, das relações na
família, na escola e também o confronto com as realidades do mundo e com o
progresso. Conta a historia de Flora e Gabriel que estão crescendo.
No enredo, a coruja, senhora dos
sonhos, e o beija-flor mensageiro das inspirações celebram o dia-a-dia das
crianças. O sol gira e com ele a pressa e os compromissos: o corre-corre na
família, hora pra tudo na escola e uma cidade que cresce engolindo paisagens,
casarões e seus jardins. As flores estão em perigo, mas as palavras mágicas que
foram plantadas pelas crianças, junto com as sementes, anunciam que o caminho
dos girassóis será preservado. A sabedoria dos jardineiros e os sonhos de Flora
e Gabriel anunciam um mundo onde a harmonia é possível.
A autora quer expressar suas
inquietações com o volume de informações que a criança recebe a todo instante,
e afirma que esse acúmulo é igualmente colocado aos pais e à escola gerando um
descompasso entre o saber natural, do tempo livre, e um saber impositivo o da
pressa. Neste processo de descobertas o texto valoriza a construção e o entendimento
da linguagem da força das palavras que são colocadas como fonte de fascínio
para a mente infantil.
O elenco é composto pelos integrantes
da Cia Pé no Palco, Julyana Spriscigo e Pedro Bonacin, e os atores convidados
Flora Vieira Chagas e José Augusto Bergossi.
O trabalho de criação é assinado por
renomados artistas que desenvolvem trabalhos com a diretora em vários projetos:
Fernando Marés, no cenário; Beto Bruel, na iluminação; Juliana Adur, na
coreografia e Rosy Greca, na composição e direção musical. A direção de
produção é de Daniel Valenzuela.
As apresentações se estenderão até o
dia 22 de setembro, sempre aos sábados e domingos, às 16h. Ingressos: a partir
de R$ 16,00 e o adulto que levar uma criança paga meia-entrada.

Nenhum comentário:
Postar um comentário